Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação

Você já experimentou a "Beatlemania Experience"?

A informativa e divertida mostra com itens de colecionador e memorabilia dos Beatles fica em cartaz no Centro de Eventos do BarraShoppingSul até terça-feira (12/6)

VER GALERIA

Confesso que não fiquei entusiasmado logo de cara com o anúncio da exposição Beatlemania Experience: já vi muita mostra temática que, para atrair um público mais amplo, acena com uma série de atrações interativas e pirotecnias tecnológicas que pouco acrescentam ou até mesmo diluem o assunto. Pois foi só colocar o pé no primeiro dos ambientes montados no Centro de Eventos do BarraShoppingSul para notar que a coisa ali era séria – e também divertida. A Beatlemania Experience é uma didática e deliciosa viagem pela história da maior banda de todos os tempos não apenas para quem pouco ou nada sabe sobre o quarteto, mas também para os fãs de carteirinha dos quatro cabeludos de Liverpool.

Dividida em 10 alas principais, que evocam desde os primeiros tempos dos Beatles até a separação, a mostra reúne itens de colecionador, réplicas de instrumentos e de roupas, capas de discos e revistas, fotos e imagens raras e textos elucidativos – uma preciosa memorabilia que resume de maneira lúdica a trajetória musical e biográfica de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr

Há recriações curiosas, como o caminhão em cima do qual o grupo The Quarrymen se apresentou em 1957 – e onde John e Paul se conheceram –, os interiores do mítico Cavern Club e de um Yellow Submarine e um cenário que reproduz a famosa faixa de pedestres de Abbey Road, na qual os visitantes podem se fotografar que nem os fab four na capa do disco clássico de 1969.

Destaque ainda para a sala decorada com informações sobre os 250 shows que os Beatles fizeram entre 1963 e 1966 mundo afora e para os óculos de realidade virtual que jogam o espectador no meio da plateia do antológico show no Shea Stadium, em Nova York, em 1965.

Na saída, a indefectível lojinha faz a festa dos beatlemaníacos, com itens oficiais como camisetas, chaveiros, bottons, mochilas, canecas, quadros e até quebra-cabeças de 2 mil peças. 

Se você ainda não pintou na Beatlemania Experience, corra: a exposição fica em cartaz só até o dia 12 de junho, terça-feira. Quem já viu pode aproveitar para dar mais uma conferida – porque se tem algo nesta vida que nunca cansa é curtir os Beatles, né?

 

Originalmente publicado no blog do BarraShoppingSul em 09/06/2018.