"Os Sonhadores", de Bernardo Bertolucci, em debate

O seminário O Divã e a Tela exibe filme do cineasta italiano sobre o Maio de 68 nesta sexta-feira (11/5), às 19h, no Instituto APPOA

Para relembrar Maio de 68, o seminário O Divã e a Tela traz à cena e ao debate o filme Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci. O evento acontece nesta sexta (11/5), às 19h, na sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, com entrada franca.

Ambientada na pulsante atmosfera de Paris de 1968, período de grandes transformações sociais, o filme tem como protagonistas os jovens Matthew (Michael Pitt), Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Eles se conhecem durante as manifestações contra a expulsão de Henri Langlois da Cinemateca Francesa.

Matthew, um americano que veio estudar francês em Paris, e os irmãos Isabelle e Theo são apaixonados por cinema e estabelecem uma estreita amizade. Quando os pais de Isabelle e Theo decidem viajar em férias, Matthew é convidado pelos irmãos a se transferir para o apartamento deles.

Logo o jovem americano irá descobrir que, para manter essa amizade, deverá entrar num jogo que envolve uma série de desafios e jogos eróticos. Enquanto a cidade é tomada por manifestações, reclusos no apartamento, discutem sobre o cinema, a guerra, a política e a revolução, ao mesmo tempo em que vivem um singular e febril triângulo amoroso.

 O seminário promove a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza, coautores do livro O Divã e a Tela – Psicanálise – Olhar – Filmes (Editora Artes e Ofícios).

Sexta, 19h

Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Rua Faria Santos, 258)

Entrada Franca