Foto: Ricardo Jaegger/Divulgação

05

MAI
HORÁRIOS Sábado
17h

André Carrara estreia "Prelúdios para Piano"

Primeira audição em Porto Alegre da obra do compositor, arranjador e instrumentista Vagner Cunha foi gravada no novo disco do pianista

No dia 5 de maio, sábado, às 17h, o pianista André Carrara faz a primeira audição em Porto Alegre dos Prelúdios para Piano, do compositor, arranjador e instrumentista Vagner Cunha. A obra está no recente álbum do pianista, intitulado Vagner Cunha: Prelúdios para Piano Livro 1, lançado pelo selo Bell'Anima.

Escritos em 2017 e gravados em um único dia, no Recanto Maestro – sede da Bell'Anima em São João do Polêsine –, o primeiro ciclo de Prelúdios de Vagner Cunha é composto por 14 peças.

Vagner Cunha atua em diversos ambientes na cena musical contemporânea. Várias orquestras e grupos de câmara brasileiros estrearam suas composições – entre elas destacam-se o Concerto Para Violino Nº 1, o Concerto para Piano e Orquestra Sinfônica, o  balé Mahavidyas – executado e gravado pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e coreografado por Carlota Albuquerque – e o Concerto para Viola e Orquestra, encomendado em 2012 pela OSESP e estreado no mesmo ano na Sala São Paulo. Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio Funarte de Composição. Atualmente, é diretor musical da Camerata Ontoarte Recanto Maestro – para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas – e dedica-se à composição da ópera O Quatrilho, com libreto de José Clemente Pozenato.

André Carrara nasceu em Minas Gerais e estudou na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De 1989 a 1995, aperfeiçoou-se no Brasil e na França, com a professora Nise Obino – recebendo, nesse período, aulas de alta interpretação do pianista Nelson Freire. Em 1997, gravou os 12 Estudos Op. 10, de Chopin, com excelente repercussão na crítica especializada. Em virtude das comemorações do centenário de nascimento de Francisco Mignone, foi convidado a gravar a 3ª Sonata para Piano, junto a outros nomes do cenário pianístico brasileiro. Sua discografia inclui Notas Brasileiras (que percorre o repertório nacional para o duo flauta e piano) e Compositores Contemporâneos, Pianistas Brasileiros (com a 3ª Sonatina, de Osvaldo Lacerda).

Sábado, 17h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Mais Informações