Poesia e bate-papo em meio aos livros

"Périplo Poético" com Chacal e Diego Grando será realizado na Biblioteca Irmão José Otão, na PUCRS

No dia 4 de maio, sexta-feira, às 17h, o Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com a FestiPoa Literária, promove o evento Périplo Poético (poesia escrita, falada e calada). Com a mediação de Diego Grando, o poeta Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte) fala sobre seu périplo poético, fazendo a leitura de poemas e conversando com os participantes do evento.

A atividade rola no sétimo andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16 do Campus. As inscrições, gratuitas e abertas ao público em geral, podem ser realizadas por meio deste link. Participantes que não têm o cartão PUCRS devem apresentar documento de identidade na recepção da Biblioteca Central para acesso ao local do evento. 

 

Sobre o poeta

Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal, é poeta, cronista, letrista e bacharel em comunicação. Foi um dos precursores da poesia marginal. Lançou, em 1971, Muito Prazer, Ricardo, reeditado em 1997 como Muito Prazer. Em 1972, passou a colaborar para a revista Navilouca, junto aos poetas Waly Salomão (1943 – 2003) e Torquato Neto (1944 – 1972). Publicou, também, o livro-envelope Preço da Passagem, com tiragem de mil exemplares.

Foi integrante do grupo Nuvem Cigana. Reinventou, com Bernardo Vilhena (1949), Charles Peixoto (1948) e Ronaldo Bastos (1948), os recitais de poesia introduzindo bases sonoras, fundos musicais e apresentações de dança e audiovisual. Nos anos 1980, escreveu crônicas para os jornais Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil e estabeleceu parcerias como letrista.

Desde 1990, dirige o projeto CEP 20.000 – Centro de Experimentação Poética, pelo qual realiza mensalmente eventos multimídia no Rio de Janeiro. Sua poesia é reunida no volume Belvedere (2007), e, em 2010, é publicado Uma História à Margem, romance autobiográfico.

Sexta, 17h

Biblioteca Central Irmão José Otão (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 16 - Partenon)

Entrada franca

Mais Informações