Matinal assinantes

Foto: Lívia Pasqual/Divulgação

25

JUN
HORÁRIOS Quinta 13h

"Um Certo Alguém" com Natalia Borges Polesso

Nesta quinta-feira (25/6), às 13h, a pesquisadora e tradutora participa da segunda entrevista da coluna no site Itaú Cultural

Nesta quinta (25/6), às 13h, vai ao ar a segunda entrevista de Um Certo Alguém, a nova coluna do site do Itaú Cultural. A convidada é a ganhadora do Prêmio Jabuti, Natalia Borges Polesso, que coloca em perspectiva questões e pensamentos de seu passado, presente e futuro.

Natalia é autora de Recortes para álbum de fotografia sem gente, Coração à corda, Pé atrás, Amora, livro com o qual venceu o Prêmio Jabuti, em 2016, Controle e o mais recente, Corpos Secos, uma ficção científica escrita com Luisa Geisler, Marcelo Ferroni e Samir Machado de Machado. Lançada em março deste ano, a obra versa sobre a luta por sobrevivência em um Brasil pós-apocalíptico, repleto de zumbis e assolado por uma doença fatal. A narrativa distópica tem como pano de fundo uma pandemia e em muito conversa com o momento atual do país. Contudo, antes de chegar às narrativas de mortos-vivos, ela relembra na coluna Um Certo Alguém a avó, sua maior influência na literatura e maior saudade. “Comecei a sentir o encantamento da literatura com ela. Não vim de uma família de leitores; meu avô não sabia ler,” conta Natália.

Ao se definir, ela coaduna com as próprias declarações ao descrever-se como uma pessoa inquieta, inclusive fisicamente. “Uma escritora obstinada, que se dedica a esse ofício com muito carinho e violência,” finaliza Natalia.

Quinta 13h