Matinal assinantes

Uma Sinfonia Diferente RS está de volta

O projeto cresce nesta 2ª edição, com lançamento da Etapa Virtual das Sessões do Sinfonia Diferente RS no dia 25 de maio, às 18h

Uma Sinfonia Diferente RS (USD RS) é um projeto de musicoterapia para pessoas com autismo. Adaptado ao momento de quarentena, o Sinfonia está em plena atividade virtual desde o início do isolamento social. As reuniões de planejamento, capacitação e formação dos voluntários para a edição 2020, acontecem à distância. Uma das novidades deste ano será oficialmente lançada no dia 25 de maio, às 18h, a Etapa Virtual das Sessões do Sinfonia Diferente RS.

A partir do excelente resultado da primeira edição e da grande procura para a continuidade do Projeto, a equipe do Sinfonia RS, inicia as atividades com sessões on-line durante a quarentena. O cronograma foi adaptado e as sessões, que eram presenciais, passam a ser virtuais, neste primeiro momento. Os jovens e crianças selecionados, estão com suas rotinas alteradas, sem aulas e muitas vezes sem acesso às terapias. Os encontros on-line, com a participação dos pais e responsáveis, devem auxiliar na redução da ansiedade, e será um aprendizado para todos, com novos elementos (celular e internet), formas de interagir e participar.

As sessões virtuais e presenciais serão conduzidas pela musicoterapeuta Graziela Pires, que explica como será esta primeira Etapa do Sinfonia. “Iremos ampliar nossos objetivos, buscando trabalhar nestes meses numa perspectiva de redução de ansiedade. Então os pais, e toda a família da criança participante, estão convidados a participar das sessões on-line. Visto que toda a família vem sendo afetada pelo isolamento social. Acreditamos que sem trabalharmos na redução da ansiedade e outros sintomas que possam ter surgido neste período, não conseguiremos dar seguimento a nenhum processo terapêutico".

O projeto USD RS tem como objetivo promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo, num ambiente favorável. Também realiza um atendimento exclusivo aos pais e responsáveis dos autistas, através de rodas de conversa e troca de experiências, conduzidas por psicólogas e especialistas.

O Sinfonia Diferente acontece também nos estados do Maranhão e Minas Gerais, além de Brasília, cidade sede do instituto Steinkpof. O projeto gaúcho se destaca pela inovação no suporte às famílias e também na programação de formação proporcionada de forma intensiva e continuada para os voluntários.