Matinal assinantes

Foto: Padrinho Conteúdo & Assessoria/Divulgação

Deborah Finocchiaro é tema de documentário produzido durante a quarentena

Dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, "Deborah! O Ato da Casa" foi gravado pela internet, numa tarde de domingo de março de 2020

VER GALERIA

O desejo antigo de contar a história da atriz Deborah Finocchiaro em um filme acabou se realizando por vias não convencionais para o diretor Luiz Alberto Cassol. Isso porque no último 29 de março, o documentário foi gravado, cada um na sua casa - incluindo a equipe. Tudo captado por meios virtuais.

O longa Deborah! O Ato da Casa, em fase de finalização, será lançado no segundo semestre, é resultado de longas trocas sobre o atual momento do Brasil, sobre o confinamento das pessoas, sobre o uso intenso da internet e sobre todas as formas de arte e como ela é capaz de se reinventar. 

A ideia foi captar sentimentos, sentidos e percepções exatamente no período em que estamos impactados por tudo. Foi algo absolutamente diferente de todos os documentários que dirigi, pois não tinha a presença física da equipe e não podia ver diretamente as reações a cada resposta da Deborah. Tudo foi por uma tela de computador. E isso deu também um outro sentido estético e narrativo ao filme conta o cineasta Luiz Alberto Cassol.

Para Deborah, apesar da longa experiência em apresentações teatrais, em filmes, em saraus ou no uso voz, a experiência também foi nova. “É a segunda vez que sou convidada a contar a minha história, a primeira aconteceu em 2014, quando fui a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia A Arte Transformadora, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. E agora, através de uma tela de computador, pela rede - quatro velocidades diferentes, quatro casas, quatro computadores (16 olhos e mãos) – só foi possível por estar ancorada por uma confiança absoluta".

O documentário Deborah! O Ato da Casa é uma realização da Filmes de Junho Produtora. A produção é uma parceria da Companhia Solos & Bem Acompanhados, Accorde Filmes, Sala Filmes, Padrinho Agência de Conteúdo, IdeiaAção Design e Convergência Produtora, de forma cooperativa. Distribuição: Latinópolis.