Matinal assinantes

Foto: Fábio Zambom/Divulgação

27

ABR

30

ABR
HORÁRIOS Diversos horários

A arte milenar do teatro de bonecos

Bonecos e bonequeiros irão protagonizar espetáculos, debates e exposição no Theatro São Pedro, em seu entorno e na Cia de Arte

Profissionais do teatro de bonecos e o público gaúcho têm um encontro marcado de 27 a 30 de abril, em Porto Alegre. É a 28ª Semana do Teatro de Bonecos, que promete movimentar diversos espaços culturais do Centro Histórico, oportunizando uma intensa vivência dessa arte milenar, em suas mais variadas formas. A realização é do Centro de Referência de Teatro de Bonecos (CRTB-RS) e dos artistas bonequeiros. A promoção é da Associação de Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), da Fundação Theatro São Pedro e do Multipalco Eva Sopher.

Serão mais de 20 espetáculos, exposições e intervenções cênicas. As atividades ocorrerão no Theatro São Pedro, no Multipalco Eva Sopher, nos Jardins do Arquivo Público do Estado (APERS) e no Centro Cultural Cia de Arte.

O início da mostra, 27 de abril, marca o Dia Nacional de Teatro de Bonecos, data da criação da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB). Nesse dia, ocorrerá a abertura da exposição de pinturas de Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes. Em seguida, Genifer Gerhardt apresenta o espetáculo Brasil Pequeno Itinerante e lança o livro Brasil Pequeno, no Foyer Nobre do TSP.

O destaque da noite é do grupo Anima Sonho, com o espetáculo O Ferreiro e o Diabo, às 21h, no palco do Theatro São Pedro. O grupo completa 34 anos em 2018, sendo um dos mais antigos em atividade no Estado.

No sábado e no domingo, a programação segue no Multipalco Eva Sopher, das 15h às 18h, com espetáculos de grupos da Capital e do Interior. Na Praça do Multipalco, realiza-se a mostra de Teatro de Caixa Lambe-Lambe, com 11 esquetes diferentes do Coletivo Caixa de Pandora.

No sábado, dia 28 de abril a Mostra Institucional de Bonecos tem lugar no Jardim do Arquivo Público do Estado (APERS), com esquetes de teatro de bonecos educativas. Outro destaque da programação é a quarta edição do Conversas Encaixadas, que se realizará na segunda-feira, dia 30 de abril, no Teatro da Cia de Arte, promovendo o encontro, o debate e a integração entre os bonequeiros de teatro de caixa e o público. A entrada é franca.

Esta edição homenageia as mulheres bonequeiras na pessoa da artista Tânia de Castro, criadora do grupo Camaleão Teatro de Bonecos.

Diversos horários

Theatro São Pedro e entorno e Cia de Arte

Diversos valores

Mais Informações