Matinal assinantes

"Entre Facas e Segredos". Foto: Prana Filmes/Divulgação

Prana Filmes em Casa

A produtora lança uma programação totalmente online e gratuita, visando entregar conhecimento e entretenimento de qualidade durante o isolamento social

VER GALERIA

A Prana Filmes lança uma programação totalmente online e gratuita que visa a entregar conhecimento e entretenimento de qualidade durante o isolamento social. São quatro filmes, duas sessões comentadas e quatro oficinas. 

O professor e psicanalista Christian Dunker, vencedor do prêmio Jabuti, realiza um debate acerca do filme húngaro Um Dia e fala das consequências emocionais provocadas pelo isolamento social e dá dicas de como levar a situação de forma mais leve. Já o crítico de cinema Roger Lerina, fala sobre o filme Cadê Você, Bernadette.

As oficinas oferecidas têm como temática o roteiro cinematográfico, a atuação para cinema, o desenvolvimento de um podcast e a possibilidade de utilizar o audiovisual como expressão e criação de conteúdo por meio de equipamentos acessíveis.

 

Programação

 

Entre Facas e Segredos (Estados Unidos, 2019, cor, 131 min)

Sinopse: Um detetive contratado para investigar a morte de um escritor descobre que entre a família e os funcionários do homem, todos podem ser considerados suspeitos.

Período para assistir: 24 a 30 de maio.

 

Ford vs Ferrari (Estados Unidos, 2019, cor, 153 min)

Sinopse: Inspirado na incrível história da corrida de 24hrs de Le Mans, em 1966, quando a Ford resolve se reinventar como uma marca ligada a velocidade e para isso decide montar um carro para desbancar a Ferrari, a grande vencedora dos anos anteriores.

Período para assistir: 31 de maio a 6 de junho

 

Cadê Você, Bernadette? (Estados Unidos, 2019, cor, 111 min)

Sinopse: Uma famosa arquiteta some sem deixar pistas, então, sua filha tenta entender o que aconteceu para reencontrar a mãe desaparecida.

Período para assistir: 7 a 13 de junho

Sessão comentada com Roger Lerina, dia 13 de junho, às 19h.

Jornalista e crítico de cinema, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Foi vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul entre 2008 e 2010 e presidente de 2010 a 2012. Foi curador da Mostra de Longas-Metragens do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira e do 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

 

Um Dia (Hungria, 2018, cor, 98 min)

Sinopse: A vida de uma mulher casada, que possui três filhos e trabalha em tempo integral. Sempre correndo contra o tempo para conseguir cumprir todos os seus prazos e promessas. Resignada, ela sente que vai sucumbir perante o modelo de vida contemporâneo.

Período para assistir: 16 a 20 de junho

Sessão comentada com Christian Dunker, dia 20 de junho, às 19h

Psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Notabilizou-se ao grande público ao receber o Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012 e segundo melhor livro em Psicologia, Psicanálise e Comportamento em 2016.

As informaçãos de como assistir ao filme e acompanhar a sessão comentada serão divulgadas nos canais pranafilmes.com.br, instagram.com/prana_filmes e facebook.com/pranafilmes.

 

Oficina Câmera Causa

Oficina de reflexão e prática da realização audiovisual voltada à criação de conteúdo que possa ser utilizado como expressão da realidade dos envolvidos, de forma transversal e transmidiática. É proporcionado aos participantes o contato com a realização audiovisual a partir de seus próprios dispositivos móveis, aliado à reflexão sobre o poder que temos em mãos para produzir, transmitir e exibir conteúdo audiovisual relevante. A oficina aborda a utilização do celular como câmera, distribuidor e exibidor de conteúdo audiovisual. São dois encontros com duração de duas horas cada.

Datas

(8/6) Aula 1 - O audiovisual no século XXI. Entendendo a prática audiovisual a partir de dispositivos móveis: roteiro, produção, direção, finalização. Exercício básico de edição no celular.

(10/6) Aula 2 - Conhecendo e aprendendo a editar e finalizar em apps para dispositivos móveis (Power Director). Panorama de festivais, mostras e eventos que possam exibir as produções audiovisuais. Como fazer estes filmes ganharem o mundo.

Das 19h às 21h

Material Necessário:

- Celular com câmera

- Baixar o aplicativo POWER DIRECTOR, disponível em Android e IOS.

 

Ministrantes

Gustavo Spolidoro é mestre em Comunicação Social pela PUC/RS. Professor do curso de Cinema Escola Famecos/PUCRS desde 2006. Diretor com 21 curtas, 5 longas, 3 séries e mais de 70 prêmios. Participou com seus filmes de festivais como Berlim, Sundance e Rotterdam. É Sócio e Curador do Cine Esquema Novo, desde 2003.


Lucas Heitor Beal Sant’anna é realizador Audiovisual, formado pela PUCRS. Foi assistente de câmera em 4 longas e séries entre 2018 e 2019.

 

Oficina de Atuação para Cinema

A oficina pretende apresentar aos participantes conceitos da atuação para cinema e televisão, um breve olhar na história da atuação cinematográfica e processos individuais de estudo e aprimoramento do trabalho do ator. São dois encontros com duração de duas horas cada.

Datas

17 e 18 de junho, das 19h às 21h

Ministrantes

Filipe Matzembacher e Marcio Reolon são formados em Cinema pela PUC-RS, já realizaram diversos curtas-metragem, videoclipes e contam ainda com duas minisséries para televisão. Em 2015 lançaram seu primeiro longa-metragem, BEIRA-MAR, que teve estreia na mostra Forum do Festival de Berlim. Após ser exibido em dezenas de festivais ao redor do mundo, no Brasil o filme recebeu o prêmio de Melhor Filme - Novos Rumos no Festival do Rio. Em 2018 lançaram seu segundo longa-metragem, Tinta Bruta, no Festival de Berlim, recebendo dois prêmios no evento alemão: Melhor Filme - Teddy Award e Melhor Filme - C.I.C.A.E.

 

Oficina de Podcast da concepção a divulgação

A oficina visa a facilitar o caminho de quem busca desenvolver seu podcast, formato em franca expansão no Brasil. Por meio de conteúdo expositivo o publicitário Rodrigo Zottis e o realizador audiovisual Alexander Desmouceaux abordam: formas de planejamento, pesquisa de pautas, busca por recursos, equipamentos necessários, edição e divulgação. São dois encontros com duas horas de duração cada.

De 23 e 25 de junho, das 19h às 21h

Ministrantes

Rodrigo Zottis é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e Alexander Desmouceaux é formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS, juntos produzem conteúdo para o podcast Geopizza que acumula mais de 5 mil ouvintes únicos e 35 mil plays totais medidos através dos players de áudio. 

A informação de como participar da oficina será divulgada nos canais pranafilmes.com.br, instagram.com/prana_filmes e facebook.com/pranafilmes.