Matinal assinantes

"Ensaios de Morar", vídeo de Thayan Martins. Foto: Reprodução

Artistas criam músicas e vídeos a partir da poesia de Ana Martins Marques

Iniciativa é promovida pelo Projeto Concha e pelo Instituto de Cultura da PUCRS

VER GALERIA

O Projeto Concha e o Instituto de Cultura da PUCRS lançam nesta terça (19/5) o teaser de uma ação que transforma 14 poemas de Ana Martins Marques em músicas e vídeos concebidos por 14 artistas do Rio Grande do Sul. Um verso da poeta Ensaios de Morar dá nome e inspira o projeto que apresenta, a partir de 26 de maio, dois poemas audiovisuais por semana com diferentes artistas, pelos canais @pucrscultura e @projetoconcha. Após a publicação individual da criação de cada artista, o projeto toma a forma de um site com arte e textos desenvolvidos especialmente para acolher o conjunto de trabalhos produzidos.

A ideia da curadora da iniciativa, Alice Castiel, é refletir sobre essa nova relação que estamos tendo com a casa. O local em que estamos passando mais tempo e, por isso, começamos a ver outros ângulos para uma paisagem repetida, enquadrada pela janela, ou encontramos novas funções para os mesmos objetos, memórias e emoções depositadas em cantos por vezes esquecidos destaca.

Ao conhecer e decidir apoiar a ideia, a equipe do Instituto de Cultura da PUCRS entrou em contato com a poeta que, contente pela iniciativa, liberou seus poemas para a realização do projeto. Desde então, 14 artistas receberam, cada uma, um poema para transformar a poesia escrita em música e vídeo, gravando em caráter experimental, editando em suas próprias casas, com a tecnologia que têm disponível, tentando dar novas caras para as limitações que o momento implica. O resultado desse trabalho pode ser acompanhado pelos canais do Projeto Concha e do Instituto de Cultura da PUCRS.

Ao final da publicação dos 14 poemas audiovisuais, no início de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Farret. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas. Num momento em que todas participantes que colaboram com o projeto trabalham individualmente em suas casas, o site também é uma forma de aproximar todas as pessoas que participam dessa criação coletiva.

Confira as artistas participantes:  

Aline Araujo, Bel Medula, B.art, Carina Levitan, Clarissa Ferreira, Dessa Ferreira, Gutcha Ramil, Kaya Rodrigues, Nina Nicolaiewsky, Posada, Rita Zart, Saskia, Thayan Martins e Thays Prado.