Matinal assinantes

Still. Foto: Itaú Cultural/Divulgação

"A Vida Começa" integra a programação online do Itaú Cultural

Com quatro episódios, a série ficará disponível até o dia 24 de junho no site da instituição

VER GALERIA

Incrementando ainda mais sua programação online de cinema em streaming, o Itaú Cultural exibe a partir do dia 21 de maio a série de ficção A Vida Começa. Com quatro episódios, disponíveis até o dia 24 de junho, a produção aborda reviravoltas inesperadas nas vidas de Jonas (Danilo Grangheia), Rafa (Thiago Freitas), Luiza (Luaa Gabanini) e Samuel (Flávio Porto). Os quatro, cada qual em seu tempo e espaço, vivem momentos cruciais, que viram de cabeça para baixo quando tem a inesperada oportunidade de vislumbrar perspectivas para o futuro.

Dirigido pelos cineastas Bianca Turner, Claudia Schapira, Azul Serra e Tatiana Lohmann, A Vida Começa é uma produção realizada pelo Itaú Cultural, com concepção e produção do Manifesto Impromptu e pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

O fio que liga os capítulos é Jonas, artista que possui o dom da clarividência. No início da saga, ele é preso, encerrando uma possível incursão no mundo da arte. Graças ao dom especial de prever o futuro, consegue um acordo com a polícia para reduzir a sua pena em troca desse tipo de serviço. Mas esse talento amplia a sua influência, tornando-o fonte de inspiração para quem cruza o seu caminho.

Com raiva do mundo, da vida e de todos ao seu redor, Rafa é o segundo protagonista da história. Ele pratica atos violentos como um meio para satisfazer esses sentimentos sem alvo preciso. Buscando prestígio, planeja matar alguém tecendo um plano que fracassa, resulta na morte de um amigo e com ele acuado em um interrogatório policial. No entanto, Jonas, designado para fazer o retrato falado dos agressores, enxerga em Rafa um futuro diferente.

No capítulo seguinte, apesar de ter alcançado uma carreira bem-sucedida, Luiza considera o seu cotidiano vazio e sem sentido. Em crise, à beira de um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, ela sai pela cidade em um percurso aleatório. Torna-se mais um personagem de A Vida Começa que cruza com Jonas em seu caminho e vê a sua trajetória redesenhada em traços que modificam o seu rumo.

Concluindo a série, Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, conta com a ajuda de Jonas para se reinventar e encontrar seu caminho. Ele, então, se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com a antiga companheira. A desforra, no entanto, acaba se tornando uma descoberta da vida, do amor e do prazer.