Matinal assinantes

Exposição "Do Fotograma ao Cinema". Foto: Solange Brum/Divulgação

CineClube MuseCom, alternativa para os amantes da sétima arte

Iniciativa do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, objetivo é trocar experiências entre os cinéfilos durante o período de isolamento

VER GALERIA

O primeiro passo para os interessados em participar do CineClube, uma iniciativa do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa é o contato pelo e-mail agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br. Já são 20 inscritos desde o início de maio. A adesão será confirmada mediante o preenchimento de um cadastro com informações básicas, como nome completo, estado em que reside, e-mail, número de WhatsApp e nome de usuário no Facebook. A participação é gratuita.

A partir desse cadastro inicial, o usuário será incluído no grupo do Whatsapp, por meio do qual ocorrerão trocas de informações mais rápidas referentes às atividades —  explica Welington Silva, diretor do museu.   

Para dar início à programação, o MuseCom disponibilizou uma curadoria, com a indicação de dez filmes, sendo que um deles será escolhido para debate em videoconferência com os membros do clube. Os participantes contarão ainda com um grupo no Facebook, para enquetes e interação.

Concurso de resenhas 

Além de sessões comentadas e de toda a troca de experiências, típicas do cineclubismo, mensalmente, haverá um concurso de resenhas. A plataforma para encaminhamento das resenhas será o Google Drive, onde os membros do CineClube terão pastas individuais, após cadastro via email. O concurso de resenhas críticas será feito sempre na última semana de cada mês.

Todas as resenhas farão parte do acervo criativo do Clube. A partir da reabertura do Museu da Comunicação (ainda sem data), as melhores resenhas, selecionadas mediante critérios de originalidade, qualidade da escrita/narrativa e densidade do conteúdo, ficarão também disponíveis para apreciação do público na exposição de longa duração Do Fotograma ao Cinema.