Matinal assinantes

Rita Benneditto - Foto: Ana Oliveira / divulgação

Rita Benneditto em única apresentação com entrada franca

A cantora maranhense traz o espetáculo Benneditto Seja! para a segunda edição do festival #Deslocamentos4D

A cantora maranhense Rita Benneditto é a convidada especial da segunda edição do festival #Deslocamentos4D, e fará o show de encerramento no domingo, dia 29, às 20h, no Vila Flores. O festival, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, em Porto Alegre, promove a visibilidade a iniciativas culturais e empreendedoras da região conhecida como o 4º Distrito da Capital. A entrada é franca em todas as atividades. O projeto foi contemplado pelo edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados de 2017, com apoio cultural do Oi Futuro, e financiado por meio do Pró-cultura RS.

Rita Benneditto vai apresentar o espetáculo Benneditto Seja!, em que mistura as canções mais populares de seus discos, incluindo o aclamado Tecnomacumba. Em Benneditto Seja!, Rita mostra o alcance de sua voz e suas características mais marcantes: o ritmo e a presença cênica. Neste show em formato semiacústico, a cantora vem acompanhada pelo multi-instrumentista, arranjador e compositor Fred Ferreira (violão, guitarra e vocais) e pelo mestre dos ritmos, Ronaldo Silva (bateria, percussão e vocais). As canções se destacam em novas versões, com levadas criativas. O repertório percorre dos sons de tambores e sambas de roda à introspecção, reunindo canções como Divino, Há Mulheres, Oração ao Tempo, Contra o Tempo e outras mais dançantes, como Domingo 23, O Conforto dos teus Braços, A Deusa dos Orixás e Jurema. Além das suas canções, Rita também interpreta Santa Clara Clareou e Zumbi (Jorge Benjor) e Banho de Manjericão (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro), presentes no álbum Encanto, lançado em 2015.

A ideia central do #Deslocamentos4D 2018  é dar visibilidade às iniciativas e à cultura do 4º Distrito, que vem se transformando em um território de lazer, inovação e empreendedorismo na Capital. A programação, com entrada franca, inclui uma série de atividades simultâneas e diversificadas ações artísticas, culturais e colaborativas. Debate, oficinas, feira de moda, design e inovação, espetáculos musicais, dança, performance, gastronomia e cerveja artesanal estão na agenda.

A partir do dia 23 de abril, a programação completa estará no site www.deslocamentos4d.com.br. Dentre as atividades culturais, destaque para os shows de Hique Gomez, Bandinha Di da dó, Cartas na Rua e o Sarau Deslocamentos (com participação da atriz Mirna Spritzer, da pianista Dúnia Elias e do percussionista costa-marfinense Loua Pacom Oulai). O projeto Samba de Mestre, o Coletivo Tenondé (com o artista urbano Xadalu), o artista visual Marcelo Monteiro, a Cia.Caixa do Elefante e o Coletivo Tonuma também fazem parte da programação.

No dia 28, sábado, o festival será marcado pelo debate Quem Matou a Cultura?, que irá examinar o momento atual da cultura, com convidados de diversas áreas do conhecimento, entre eles, Francisco Marshall. A mediação é de Marta Dueñas e Caco Idiart.

O Festival #Deslocamentos4D é realiza​do por Gabinete Produções Culturais e Joner Produções, com patrocínio da Oi, apoio cultural da Oi Futuro e financiamento da Lei de Incentivo a Cultura / Pró-cultura RS e Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Governo do Estado do RS.

A Feira Tô Na Rua, ​o ​multinegócio Mundaréu (antiquário e produtora), o Galpão Makers (que reúne diversos empreendimentos e marcas autorais), o Porto Alegre Hostel Boutique e o Espaço 373 ​ são alguns dos ​parceiros do #Deslocamentos4D 2018.