Matinal assinantes

Foto: Giordano F Delazeri/Divulgação

Instituto Ling anuncia espetáculos selecionados no edital Ponto de Teatro 2020

Espetáculos inéditos dos grupos Ói Nóis Aqui Traveiz, Cia. Espaço em BRANCO, projeto GOMPA e de uma formação inédita de admiradores de Hermes Bernardi Jr. foram escolhidos entre 78 propostas inscritas

O Instituto Ling anunciou nesta terça (7/4), os quatro espetáculos inéditos selecionados para integrar a programação da terceira edição do edital Ponto de Teatro, projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais. A iniciativa teve recorde de inscrições neste ano, com 78 propostas recebidas e avaliadas por uma comissão de seleção formada pelos jornalistas Alice Urbim e Antonio Hohlfeldt, a gerente do centro cultural Carolina Rosado dos Santos e o curador do projeto, Renato Mendonça.

Os espetáculos escolhidos foram Paraíso Afogado, da Cia. Espaço em BRANCO; A Vó da Menina, assinado pelo Projeto GOMPA; Quase corpos: um estudo do teatro de Beckett, criação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz; e a montagem infantil Sr. Esquisito, resultado de uma formação inédita de artistas admiradores do escritor e ilustrador gaúcho Hermes Bernardi Jr. Cada selecionado receberá apoio financeiro de R$ 45 mil para a produção da peça, cenário, figurino, sonorização e iluminação, e ainda poderá contar com serviços de montagem e divulgação oferecidos pelo centro cultural. O Instituto Ling também disponibilizará datas no seu auditório para a realização de oito sessões de cada espetáculo entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021.

O Ponto de Teatro ainda oferecerá oficinas de crítica teatral gratuitas ministradas pelo jornalista, escritor e dramaturgo Renato Mendonça. Voltada ao público em geral, com idade mínima de 18 anos, as aulas contemplam conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais –  e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico que será publicado posteriormente nas redes sociais do Instituto Ling. Ao todo, serão quatro oficinas – uma dedicada a cada espetáculo apresentado na programação.

Criado em 2018, o Ponto de Teatro já proporcionou a estreia de treze espetáculos inéditos, cujas temporadas somaram mais de 4 mil espectadores, além de treze oficinas gratuitas de crítica teatral. Em suas duas primeiras edições, viabilizou estreias de espetáculos de teatro adulto e infantil, dança, animação e sombras, muitos deles indicados ao Prêmio Açorianos de Teatro. O projeto tem patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas, e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.