Matinal assinantes

Lisa Roos. Foto: Marcelo Trojahn/Divulgação

Dicas de fotografia com Lisa Roos

A fotógrafa listou cinco dicas essenciais para quem deseja fotografar melhor, sem precisar sair na rua

O smartphone pode ser o melhor amigo de quem está em casa e quer produzir conteúdo de qualidade para as redes sociais. A fotógrafa Lisa Roos, que já ensina técnicas para a produção de fotos com o celular em cursos presenciais e via EaD, listou cinco dicas essenciais para quem deseja fotografar melhor, sem precisar sair na rua.

1. Reconheça os melhores ambientes da sua casa para fotografar. Os locais ideais são os que possuem boa iluminação natural (luz da janela), para que as imagens tenham maior nitidez e qualidade.

2. A sua posição em relação ao objeto/pessoa fotografado (a) e a luz incidente proporciona diferentes temáticas na sua imagem, por exemplo: se a luz incidir lateralmente ao que você deseja fotografar, um lado da imagem ficará bem iluminado e o outro mais escuro. Vai ser criado um efeito de luz e sombra gerando volume ao produto. Se você deseja gravar vídeos para a internet, o ideal é que você esteja de frente para a fonte luminosa (janela), dessa forma sua pele não apresentará imperfeições e o seu rosto ficará mais iluminado. Nunca fotografe algo ou alguém em frente a janela, pois isso gera o efeito de contraluz e tudo o que estiver em frente à fonte luminosa ficará mais escuro e com baixa qualidade.

3. Atente ao horário que você produzirá suas imagens. Evite o sol incidente na sua janela. Horários que apresentem mais claridade do que a incidência dos raios de sol produzem fotos melhores com menos contraste de luz e sombra. Fotos clicadas no início ou final do dia possuem maior saturação e sua foto se torna mais colorida naturalmente.

4. Um bom enquadramento torna a fotografia mais interessante e valoriza a imagem. Imagens clicadas no ângulo mais de cima para baixo tendem a tornar as fotos mais “achatadas”, enquanto que imagens clicadas mais de baixo para cima tendem a alongar a imagem (cuidado com esse ângulo em selfies, pois ele pode valorizar um papo que você não possui embaixo do pescoço). O ideal é verificar se o seu smartphone está bem alinhado na sua mão, sem grandes inclinações para não distorcer indevidamente a imagem.

5. Importante: Antes de você clicar no botão de disparo da imagem, toque na tela do smartphone, no local da imagem em que você deseja ter mais foco. Muitas pessoas simplesmente apertam o botão de disparo sem verificar se a imagem está com foco e nítida. Desabilite a função de tocar em qualquer local da tela para efetuar o clique, pois esse recurso acaba anulando essa função de foco.

A fotógrafa também ministra um curso online, que está com inscrições abertas.

Lisa Roos é fotógrafa e proprietária da empresa Lisa Roos Fotografia, especializada no mercado de ensaios fotográficos, eventos e cursos para entusiastas. No mercado desde 2008, Lisa desenvolve um conceito moderno, com uma fotografia contemporânea que tem o foco na emoção, explorando momentos únicos com uma estética própria e uma narrativa personalizada que conta histórias reais.