Matinal assinantes

Foto: Álvaro Andradade/Divulgação

Projeto fotográfico registra cenas cotidianas em janelas e sacadas de Barcelona

"Balcones en Cuarentena" é o nome do projeto do jornalista gaúcho Alvaro Andrade, que estabelece relações à distância com vizinhos anônimos em suas sacadas

VER GALERIA

Em plena pandemia provocada pelo Coronavírus e com as relações humanas cada vez mais distantes em função da quarentena, algumas iniciativas surgem para tentar driblar o isolamento social e valorizar a beleza do cotidiano. O jornalista gaúcho Alvaro Andrade está usando a fotografia para registrar o dia a dia de quem vive esses dias na cidade de Barcelona, onde reside atualmente.

Em Balcones en Cuarentena (@balconesencuarentena), o jornalista explorara o limitado universo ao seu redor, a partir de sua própria janela, em busca de novos recortes e composições, enquadrando apenas o que o horizonte estático da quarentena proporciona. Balcón, como é chamado em castelhano, é uma espécie de sacada, presente na maioria dos apartamentos da cidade.

Sempre tive um encanto pelos mosaicos coloridos formados pelas sacadas e roupas estendidas na janela. Já no primeiro dia de quarentena observei que havia mais movimento que o usual nos balcones a minha volta. Pensei que a fotografia poderia ser uma forma de estabelecer relações, mesmo que à distância, com vizinhos até então anônimos em suas sacadas. Dia a dia, o balcón passou a ser o ponto de encontro seja para aplaudir os trabalhadores da saúde ou para dançar quando alguém ataca de dj e coloca os amplificadores na janela conta.

Buscando explorar as possibilidades da rede social, Alvaro também faz pequenos vídeos para os stories, onde a estética prioriza momentos pacatos e quase entediantes, em preto e branco. O objetivo é levar um pouco do sentimento que quem vive trancado, mas também lançar atenção à movimentos que em um cotidiano normal passam despercebidos.

Alvaro Andrade, 35 anos, é graduado em Jornalismo pela Ulbra (2011) e produtor de conteúdo multimídia. Teve experiências como repórter e como coordenador de produção em rádio e TV em Porto Alegre, tradutor e editor em Montevideo, além de produções como freelancer para Agência Estado, Associeted Press, Correio do Povo e Intercept Brasil. Atualmente, trabalha como videomaker em Barcelona e é autor do projeto fotográfico @balconesencuarentena. Alvaro está em confinamento em Barcelona desde o dia 14 de março. A previsão é que a restrição de circulação se estenda até 12 de abril.