Matinal assinantes

Cena do filme "Diablo". Foto: Fantaspoa/Divulgação

Fantaspoa anuncia mostra online

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre vai adiar sua 16ª edição para o segundo semestre e prorrogar a campanha de financiamento coletivo

VER GALERIA

Devido ao avanço da pandemia do vírus COVID-19 pelo mundo, o Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anuncia que sua 16ª edição será adiada para o segundo semestre de 2020. Marcada inicialmente para maio, a previsão é de que a edição de número 16 do evento ocorra entre outubro e novembro – em datas a serem negociadas posteriormente com o circuito exibidor do evento.

A gente conversou com João Pedro Fleck, criador e curador do Fantaspoa com Nicolas Tonsho, sobre o futuro de um dos maiores – e mais queridos – festivais de gênero das Américas:

 

Com o adiamento do festival, como fica a campanha de financiamento coletivo do evento?

Ela será estendida por mais 15 dias, encerrando-se no dia 28 de abril. Necessário devido à falta de patrocínio para a edição deste ano, o crowdfunding do festival arrecadou 40% de sua meta inicial em seus 10 primeiros dias, o que é um excelente resultado no atual cenário turbulento. Qualquer pessoa interessada pode contribuir para a campanha no Cartarse.

 

Vocês farão alguma outra ação antes da volta do Fantaspoa aos cinemas da cidade?

A gente vai lançar em 1º de abril, o projeto Fantaspoa at Home: uma plataforma digital que disponibilizará, de forma totalmente gratuita e para acesso em todo o mundo, títulos exibidos na história dos 15 anos do festival. Dessa forma, o evento reforça o coro das autoridades de saúde, de que é essencial a diminuição da circulação de pessoas em espaços públicos, oferecendo uma programação de filmes para ser apreciada via streaming em computadores e smartphones que possuam acesso à internet.

 

Como foi feita essa seleção?

A seleção foi elaborada em conjunto com produtores, diretores e distribuidores de diversos países, reafirmando o aspecto internacional que a curadoria do festival sempre buscou. Esses profissionais se solidarizaram à ideia e gentilmente cederam suas obras para viabilizar esse projeto. No ar de 1º a 30 de abril, o Fantaspoa at Home disponibilizará sete longas-metragens por semana, todos com legendas em português, em um site.

 

Confira os títulos disponibilizados no lançamento do Fantaspoa at Home:

Legenda:

D: Direção

R: Roteiro

E: Elenco

G: Gênero

CI: Classificação Indicativa

DIABLO

Argentina, 2011, cor, 85 min

A carreira de um ex-campeão de boxe terminou abruptamente após ele matar seu rival com um único soco. Ele anda deprimido e cansado, mas hoje será um dia diferente, pois sua ex-namorada telefonou e virá visitá-lo... Porém, quando toca a campainha, quem aparece é Huguito, a ovelha negra da família, aquele que sempre cria problemas gigantescos. Hoje será um dia decisivo na vida de Marcos Wainsberg, o Inca do Sinai, para o bem ou para o mal...

D: Nicanor Loreti. R: Niko Viyano Galvagno, Nicanor Loreti, Martín Blousson, Valentín Javier Diment. E: Juan Palomino, Sergio Boris, Luis Aranosky, Luis Ziembrowski, Vic Cicuta. G: Thriller. CI: 16 anos.

Assista ao trailer de Diablo:

 

O ELO PODRE

El Eslabón Podrido, Argentina, 2015, cor, 75 min

Raulo, um lenhador deficiente mental de 50 anos de idade, vive em um pequeno vilarejo com aproximadamente 20 casas – um local quase medieval, perdido no tempo e localizado nas florestas. Raulo mora com sua mãe, uma bruxa curandeira senil, e sua bela irmã de 28 anos, a prostituta do vilarejo.

D: Valentín Javier Diment. R: Martín Blousson, Sebastián Cortés, Valentín Javier Diment, Germán Val. E: Mario Das Airas, Luis Aranosky, Lola Berthet, Sergio Boris, Paula Brasca. G: Horror/Drama. CI: 18 anos.

Assista ao trailer de O Elo Podre:

 

FANTASTICOZZI

Brasil, 2016, cor, 85 min

O italiano Luigi Cozzi dedicou sua vida à fantasia. Durante duas décadas, ele perseguiu o sonho de fazer um filme de ficção científica em seu país, numa época em que o gênero era considerado coisa para loucos. Esta é a sua incrível e divertidíssima história, narrada através dos seus filmes.

D,R: Felipe M. Guerra. E: Luigi Cozzi. G: Documentário. CI: Livre.

Assista ao trailer de Fantasticozzi:

 

FOLLOW

EUA, 2015, cor, 74 min

Quinn recebe de sua namorada Thana um enigmático presente. Ela está se comportando de forma estranha, mas, antes de descobrir o que ocorre, desmaia. Na manhã seguinte, quando acorda, ele percebe todo o seu mundo desmoronando num espiral de paranoia, explorando o lado mais desumano da natureza humana.

D,R: Owen Egerton. E: Haley Lu Richardson, Don Most, Noah Segan, Olivia Grace Applegate, Merik Tadros. G: Thriller. CI: 16 anos.

Assista ao trailer de Follow:

 

 

RESOLUTION

Resolution, EUA, 2012, cor, 93 min

Michael recebe um vídeo em que se vê Chris, seu melhor amigo, num local desconhecido e em estado de sequela devido ao uso excessivo de drogas. Para ajudá-lo, ele procura o amigo e o encontra num local aparentemente abandonado; algemando-o, de forma a impedir o uso de drogas. Não tarda para que os dois recebam estranhas visitas: um cachorro solitário, uma garota que espia a casa, e um grupo de lunáticos que aguarda a chegada de uma espaçonave tripulada por Deus. A situação fica mais tensa à medida que ocorrem estranhos e inexplicáveis acontecimentos, levando a dupla a crer que suas vidas correm sério perigo.

D: Justin Benson, Aaron Moorhead. R: Justin Benson. E: Peter Cilella,Vinny Curran,Zahn McClarnon, Bill Oberst Jr, Kurt David Anderson. G: Thriller/Horror. CI: 16 anos.

Assista ao trailer de Resolution:

 

O SHOW TEM QUE CONTINUAR

The Show Must Go On, Croácia, 2010, cor, 80 min

Filip Dogan é um produtor de programas de televisão recém-separado e pai de um garoto. Quando ele começa a produzir um reality show nos moldes do Big Brother, começa a se sentir pressionado a competir por audiência com sua ex-mulher, que apresenta um programa em outra rede. Uma guerra se inicia na Croácia, e cada vez mais pessoas passam a assistir ao reality show, uma vez que mostra uma realidade diferente da dura situação que assola o país. Com altos índices de audiência, Filip faz de tudo para manter o programa, protegendo os participantes e mantendo-os desinformados sobre a guerra. Ao mesmo tempo, deve lidar com as ameaças da guerra à sua própria segurança, e de sua família.

D,R: Nevio Marasovic. E: Sven Medvesek,Natasa Dorcic, Ivana Roscic, Marinko Nikolic, Stjepan Peric. G: Thriller/Drama. CI: 18 anos.

Assista ao trailer de O Show Tem que Continuar:

 

ZOMBIO 2  CHIMARRÃO ZOMBIES       

Brasil, 2013, cor, 83 min

Zumbis, zumboas, recém-falecidos raivosos e mais uma gama de coloridos mortos-vivos melequentos tomam conta da região rural do Oeste de Santa Catarina e vísceras rolam ao doce sabor da erva-mate Cronenberg. Mas os zumbis, neste caso, são o menor dos problemas quando a fauna humana se revela em sua plenitude sádica e egoísta.

D, R: Petter Baiestorf. E: Airton Bratz, Elio Copini, Gisele Ferran, Coffin Souza, PC. G: Horror/Comédia. CI: 18 anos.

Assista ao trailer de Zombio 2 – Chimarrão Zombies: