Matinal assinantes

Foto: Giordano F Delazeri/Divulgação

Instituto Ling estende o prazo de inscrições no edital Ponto de Teatro

Diante dos efeitos da pandemia do coronavírus na cultura, a entidade ampliou o período de inscrições até às 14h do dia 30 de março

Diante dos efeitos da pandemia do coronavírus na cultura, o Instituto Ling estendeu o prazo de inscrições no edital Ponto de Teatro 2020, projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às criações do teatro local. As inscrições, que seriam encerradas nesta segunda (23/3), agora podem ser feitas até às 14h do dia 30 de março pelo site www.institutoling.org.br. O anúncio dos projetos selecionados será feito no dia 7 de abril.

O edital selecionará montagens inéditas de teatro, circo e dança para integrar a programação do centro cultural em Porto Alegre a partir do mês de julho. Serão eleitos quatro espetáculos, sendo que um deles, obrigatoriamente, deverá ser dedicado ao público infantil. Cada selecionado receberá apoio financeiro de R$ 45 mil para a produção da peça, cenário, figurino, sonorização e iluminação, e ainda poderá contar com serviços de montagem e divulgação oferecidos pelo centro cultural. O Instituto Ling também disponibilizará datas no seu auditório para a realização de oito sessões de cada espetáculo entre julho e dezembro de 2020.
 
O Ponto de Teatro ainda oferecerá oficinas de crítica teatral gratuitas ministradas pelo curador do projeto, o jornalista, escritor e dramaturgo Renato Mendonça. Voltada ao público em geral, com idade mínima de 18 anos, as aulas contemplam conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais –  e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico que será publicado posteriormente nas redes sociais do Instituto Ling. Ao todo, serão quatro oficinas – uma dedicada a cada espetáculo apresentado na programação.

O Instituto Ling suspendeu as visitações ao centro cultural até o dia 18 de abril, mas a equipe segue trabalhando em regime home office para oferecer todo o suporte a clientes e parceiros, bem como reajustar o calendário de atividades.

Mais informações pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou telefone (51) 3533-5700.