Matinal assinantes

Capa. Foto: Itaú/Divulgação

Revista Observatório Itaú Cultural online

"Convivência Intercultural - Perspectiva Latino Americana", edição especial da revista, tem lançamento online nesta segunda-feira (23/3), no site do instituto

Convivência Intercultural - Perspectiva Latino Americana é uma edição especial da revista Observatório Itaú Cultural com lançamento nesta segunda (23/3), no site do instituto. A publicação é baseada na tentativa de criação, pelo Observatório Itaú Cultural, de um Índice de Convivência Intercultural (ICI), com a finalidade de detectar a dimensão do impacto dos atuais conflitos decorrentes de drásticas diferenças na interação entre as pessoas, buscando possíveis saídas e soluções.

A ideia de criar este índice foi motivada pela constatação do aumento de conflitos identitários entre os diversos grupos sociais. O ICI foi proposto pela crença de que as diferenças culturais são oportunidades para o desenvolvimento coletivo e a realização pessoal, sendo as políticas culturais um meio de também favorecer convivências solidárias e colaborativas. Apesar da falta de dados sobre essas diferenças e a amplitude do tema, que acabaram inviabilizando a construção de um índice, um amplo debate sobre os processos da pesquisa foi suscitado. Ele acabou transformando-se nesta edição especial da Revista Observatório, normalmente lançada a cada seis meses pelo instituto. Ela trás mais de 200 páginas de artigos e reflexões teóricas sobre o tema, feitos por pesquisadores latino americanos, que apresentam diversas perspectivas a respeito da temática.

Neste período de suspensão de atividades na sede do Itaú Cultural (SP), o instituto vai ampliar a produção de conteúdos para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Para conferir acesse aqui.