Matinal assinantes

"A Exceção à Regra, Parque da Cachoeira, RS, 2003", do fotógrafo Leopoldo Plentz. Foto: Leopoldo Plentz/Divulgação

14

MAR
HORÁRIOS Sábado 15h

Instituto Ling promove visitas guiadas experienciais

A primeira edição ocorre neste sábado (14/3), às 15h, com apresentação de 16 obras de arte contemporânea brasileira expostas no espaço, além de vivenciar uma imersão cinematográfica

O Instituto Ling promove uma série de visitas guiadas ao acervo permanente do centro cultural, sempre aliadas a diferentes experiências. A primeira edição ocorre neste sábado (14/3), às 15h, com apresentação de detalhes e curiosidades sobre as 16 obras de arte contemporânea brasileira expostas no espaço, e também com uma imersão cinematográfica inédita, que inclui a exibição de quatro curtas-metragens.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou no local. 

Durante o encontro, a equipe do programa educativo do Instituto Ling guiará o público por obras de 14 artistas de diferentes regiões do país: Nelson Felix, Siron Franco, Vik Muniz, Shirley Paes Leme, Dudi Maia Rosa, Elida Tessler, Frida Baranek, Leopoldo Plentz, Ivan Serpa, Karin Lambrecht, Karen Axelrud, Cristina Canale, Hugo França e Walmor Corrêa. O circuito incluirá ainda uma visita à exposição Antes do Azul, de Romy Pocztaruk, que está em cartaz até 21 de março, e também aos demais ambientes do centro cultural, detalhando aspectos do projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, um dos expoentes da arquitetura contemporânea brasileira, e do paisagismo criado pela artista plástica Sandra Ling.

No percurso da visita, o público ainda será surpreendido com a exibição de curtas nacionais e estrangeiros que serão projetados em espaços inéditos, desconstruindo as salas de cinema tradicionais. As narrativas dos filmes selecionados tratam de assuntos relacionados às artes visuais. Entre as exibições, está o documentário biográfico brasileiro Ruby, de Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureiro, que apresenta o universo sensível-subjetivo de um pintor forasteiro que trabalha com temáticas da natureza, como botânica, animais e retratos. O diretor Guilherme Soster fará uma participação na visita guiada, falando sobre o filme junto com Manuela Fetter, curadora da LORA, plataforma de curadoria e experiência de cinema independente.

Sábado 15h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)