Foto: Rosa Pacheco/Divulgação

21

ABR
HORÁRIOS Sábado
19h

Flertando com o jazz

"Piano Sessions – Unânime Noite" leva artistas, músicos, pianista e atores para a Fundação Iberê Camargo

No dia 21 de abril, a Fundação Iberê Camargo inaugura uma nova programação: as Piano Sessions – Unânime Noite vão levar à Instituição pianistas, músicos, atores, atrizes e artistas do Brasil e outros países, começando pela Dama do Jazz gaúcho, Ivone Pacheco. A função com a pianista – criadora do Take Five Clube de Jazz – e os músicos Andy Serrano (harmônica), Adelamir Neto (baixo) e Maurício Oliveira (sax) rola às 19h, no átrio da fundação, com entrada franca.

As Piano Sessions serão realizadas ao longo dos sábados de abril a junho, sempre no início da noite, com apoio da Person Pianos. A programação faz parte das atividades paralelas à exposição Unânime Noite – Volume 3, em cartaz na fundação até o dia 6 de maio.

Os artistas convidados desenvolverão um conjunto de performances que flertam com a atmosfera noturna dos cabarets, dos nightclubs e das jam sessions. Entre o ensaio e o improviso, as Piano Sessions vão trazer momentos de intimidade e estranhamento, flertando com o jazz, a literatura e a cultura pop, e dialogando com a exposição, que aborda temas como a loucura, o surrealismo e o absurdo. 

 

Sobre Ivone Pacheco e o Take Five Clube de Jazz

Em 1982, aos 50 anos e depois de ter criado os filhos, cursado a faculdade de música e lecionado música como professora estadual concursada, Ivone Pacheco pôde enfim dar asas a sua veia artística e se dedicar ao piano. Teve então a ideia de fazer do "porão" de sua casa um "clube de jazz". Há regras que regem o Clube de Jazz: sem caráter comercial, os convidados levam sua própria bebida e nada é cobrado. O endereço é mantido em segredo, só vai quem sabe ou se conhece alguém que já foi.

Depois de pôr em funcionamento o Take Five Clube de Jazz, Ivone Pacheco começou a se apresentar em bares e fazer shows, tanto na capital como em cidades do Interior, em outros Estados e também fora do Brasil, tocando nas ruas, nos metrôs e em pubs.

No Take Five Clube de Jazz, Ivone Pacheco recebe os artistas, incentivando-os a se apresentarem, conhecendo novos talentos, convidando e anunciando músicos conhecidos da noite de Porto Alegre. Muitas bandas se formaram no clube.

Sábado, 19h

Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000)

Entrada franca