Matinal assinantes

Foto: José de Holanda/Divulgação

Alessandra Leão lança websérie sobre com mestres da cultura popular

Os vídeos retratam conversas livres com mestres, músicos e líderes religiosos ligados às tradições do Coco, Ciranda, Maracatu de Baque Solto, Jurema, Umbanda e Candomblé

O primeiro episódio da websérie Acesa, fruto de imersão idealizada pela musicista pernambucana Alessandra Leão como parte do processo criativo para o seu novo disco de mesmo nome, será lançado nesta quarta (4/3) em seu canal no Youtube.

Inspirada pelo livro Cidade Passo, da artista visual Vânia Medeiros, Alessandra reuniu um grupo formado pelo músico, arranjador e produtor Caçapa, o cineasta Luan Cardoso, a atriz e dramaturga Luciana Lyra, além da própria Vânia, para uma série de 15 episódios-encontros com mestras, mestres, músicos e líderes religiosos, ligados às tradições do Coco, Ciranda, Maracatu de Baque Solto, Jurema, Umbanda e Candomblé. No site de Alessandra, o público também encontrará mais informações sobre as obras dos artistas retratados.

Cada encontro teve como única regra acontecer caminhando à deriva, apenas com ponto de partida escolhido e trajeto conduzido pelo convidado. Acesa, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e que ainda é composto por lançamento de disco, investiga as relações entre música, transe, poesia e cidade.

Penso na música como algo sagrado, seja dentro do ambiente religioso, seja nos terreiros da rua, seja em um show, seja em casa. Gosto do sagrado que ilumina a alma pela fé e pela festa conta Alessandra. “A arte ligada às diferentes tradições me ensina desde muito tempo o quão fortalecedor é brincar juntos, como isso nos mantém de pé, como é profundo e potente.”

O primeiro vídeo é sobre a Mestra Odete de Pilar, nascida na Paraíba, na cidade que utiliza como nome, Pilar. Ela cresceu em meio às manifestações culturais da região de Sapé (PB), como a Ciranda e o Coco de Roda. Aprendeu a cantar ainda criança, com o seu pai, também coquista, e hoje é uma das principais vozes da música paraibana. É também compositora e percussionista e, apesar dos mais de 50 anos de atividade artística, somente há cerca de 15 anos realizou os primeiros e poucos registros, segundo pesquisa de Maria Ignez e Marco Ayala, lançados no CD Cocos: Alegria e Devoção, coletânea de cocos da Paraíba, de 1999.

Os vídeos serão sempre disponibilizados às quartas-feiras. Depois de Odete, vem a também paraibana Ana do Coco, em seguida, os pernambucanos Mestre Galo Preto, Pai Cacau, Paulinho Carrapeta, Alexandre L’omi L’òdo, Mãe Beth D´Oxum, Nilton Jr, Guitinho da Xambá, Babalorixá Ivo de Oxum, Mestre Barachinha e Nega Duda, e os paulistas de Guarulhos Pai Luiz Soliano e Mãe Marilda Soliano.

 

Episódios

Março
Dia 4 - Odete de Pilar
Dia 22 - Ana do Coco
Dia 18 - Mestre Galo Preto
Dia 25 - Pai Cacau

Abril
Dia 1 - Paulinho Carrapeta
Dia 8 - Alexandre L'omi L'òdo
Dia 15 - Mãe Beth D'Oxum
Dia 22 - Nilton Jr
Dia 29 - Guitinho

Maio
Dia 6 - Babalorixá Ivo de Oxum
Dia 13 - Mestre Barachinha
Dia 20 - Nega Duda
Dia 27 - Pai Luiz Soliano

Junho
Dia 3 - Mãe Marilda Soliano
Dia 10 - Derivas