Matinal assinantes

Desmond Scaife Jr. Foto: Imprensa CCCMQ/Divulgação

07

MAR
HORÁRIOS Sábado a partir das 12h

Primeira edição do ano do projeto Casa Expandida

O evento será realizado no sábado (7/3), a partir das 12h, na Casa de Cultura Mario Quintana e receberá o músico de jazz norte-americano Desmond Scaife Jr.

VER GALERIA

A Casa de Cultura Mario Quintana realiza no sábado (7/3), a partir das 12h, a primeira edição do Casa Expandida 2020. Quando se comemoram os 30 anos da instituição, a abertura do projeto traz, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, o músico de jazz norte-americano Desmond Scaife Jr. como atração internacional.

Também vão subir ao palco montado na Travessa dos Cataventos a banda Os Replicantes  e o DJ Piá, pioneiro da cena hip hop porto-alegrense, responsável por fazer a costura musical da programação. Além das atrações, a programação regular tem os horários estendidos com os teatros, cinemas, galerias de arte, lojas e espaços gastronômicos em atividade até a meia-noite.

Todos os ambientes ficam abertos para visitação pública, como forma de democratizar o acesso e a fruição artística, em horários pouco usuais para os equipamentos culturais da cidade comemora Jessé Oliveira, diretor da CCMQ.

 

Desmond Scaife Jr. – Nascido em Auburn, Alabama, Desmond Scaif Jr. cresceu imerso na música gospel, blues, R&B e soul music. Começou a cantar na igreja de seu pai quando tinha apenas dois anos de idade. Aos seis, estava tocando piano e órgão e, aos 10, já tocava bateria. Sua mãe, pianista, cantora e atriz, foi diretora do coral da igreja onde Scaif começou a cantar. Ao completar 15 anos, Desmond participou de um programa de verão de cinco semanas e retornou ao mesmo programa no ano seguinte, quando tinha 16. Foi nesse segundo ano que conheceu seu professor e mentor, Lawrence Watson. Na época, Lawrence era professor na Cornell University, durante o dia, e à noite ele tocava nos melhores clubes de jazz com sua banda. Em 2014, Desmond foi um dos destaques do programa American Idol, exibido originalmente pela rede de televisão Fox nos Estados Unidos e transmitido pelo canal Sony no Brasil. 

Os Replicantes – A banda de punk rock brasileira está há 35 anos na estrada. Nessas três décadas, produziu 13 álbuns, mais de cem canções autorais, três DVDs, além do primeiro videoclipe brasileiro Nicotina. Presente em várias coletâneas, filmes, minisséries, é referência sempre citada em bibliografias da história do rock brasileiro. A formação atual tem Julia Barth nos vocais, Heron Heinz no baixo, Claudio Heinz na guitarra e Cleber Andrade na bateria.

DJ Piá – Com 30 anos de carreira, Piá é um dos precursores do movimento hip hop no Rio Grande do Sul. Em 1984, idealizou um grupo de dança break e criou a banda Lords. Em 1995, gravou o disco O Homem Errado e participou da coletânea Outros Sons da Restinga. Nessa mesma época, começou a carreira de comunicador, apresentando o programa Projeto Rap POA, na rádio Ipanema FM. Depois de gravar a música Jovem Cowboy com os Cowboys Espirituais (Júlio Reny, Frank Jorge e Márcio Petracco), em 1998, Piá foi premiado internacionalmente pela mistura de bombo leguero com guitarras e batidas funk da faixa. Em 2002, lançou o disco Um Pouco Sobre Todos Nós, pela gravadora Trama, cujo trabalho rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Disco de Rap.

 

SERVIÇO:
PROJETO CASA EXPANDIDA

Horário: a partir das 12h

DJ Piá a partir das 19h

Show de Desmond Scaife Jr. às 21h30min

Show da banda Replicantes às 22h45min

Sábado a partir das 12h

Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca