"O Processo", filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff, lança teaser

Documentário de Maria Augusta Ramos foi premiado no Festival de Berlim e estreia no Brasil no dia 17 de maio

VER GALERIA

O filme O Processo, que retrata o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, estreia dia 17 de maio nos cinemas do Brasil. O documentário de Maria Augusta Ramos estreou mundialmente em fevereiro, no Festival de Berlim, e foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama.

Diretora dos longas premiados Desi (2000), Justiça (2004), Juízo (2013), Morro dos Prazeres (2013), Futuro Junho (2015) e Seca (2015), Maria Augusta Ramos busca em seu novo trabalho compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro. A realizadora dá continuidade às abordagens desenvolvidas a partir do sistema judiciário do país na trilogia formada por Justiça, Juízo e Morro dos Prazeres.

Para realizar O Processo, a documentarista passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.

O longa é produzido por NoFoco Filmes, coproduzido pelo Canal Brasil e tem distribuição da Vitrine Filmes.

Sinopse:

O Processo oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

 

Assista ao teaser de O Processo: