Matinal assinantes

Foto: Vinicius Luz Correa/Divulgação

05

FEV

31

MAR
HORÁRIOS Terças a domingos das 10h às 19h

Vinicius Luz Correa expõe fotos feitas em Barcelona no Café do Margs

Mostra "La Boqueria" marca o lançamento do Concurso de Fotografias AAMARGS/MARGS – 1ª edição

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) marca o lançamento do Concurso de Fotografias AAMARGS/MARGS – 1ª edição com a abertura da mostra fotográfica de Vinicius Luz Correa intitulada La Boqueria, nesta quarta-feira (5/2), às 11h, no Café do Margs. A exposição pode ser visitada até 31 de março, de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

O ensaio fotográfico é constituída de 14 imagens, captadas com uma câmera Canon T6 Rebel, em 2018, durante passagem pela Espanha. O fotografo explica que o projeto fotográfico é uma representação de um dos mais antigos mercados de Barcelona: Mercat de Sant Josep, conhecido popularmente como La Boqueria.

– A inspiração para os registros desse mercado vem de sua iluminação peculiar. Dentro de La Boqueria, a luz natural do dia possui pouca dissipação, tornando o ambiente escuro. Sendo assim, por ser um local de comércio, os vendedores espanhóis se apropriam de luzes focais, fortes e quentes, para destacarem seus produtos – comenta.

Assim, os registros fotográficos foram feitos com o objetivo de enfatizar a maneira como a iluminação se destaca nesse cenário, e como o reflexo da luz influencia o comportamento dos comerciantes. O ensaio destaca o contraste sobre o ambiente sombrio, permeado pela contraposição entre cores fortes e sombras, que dissipam o cenário em volta dos comércios.

Vinicius Luz Correa tem 21 anos, é natural de Porto Alegre e estudante de Design Visual na ESPM.

– Trabalho com fotografia há aproximadamente um ano, descobrindo o gosto pela arte através da experiência com fotos casuais tiradas por celular. Após ter ganhado uma câmera Canon T6 Rebel decidi me aprofundar mais na carreira, tendo feito uma viagem pela Europa em 2018, ao qual pude explorar a fotografia documental – explica.

O Concurso de Fotografia AAMARGS/MARGS tem como objetivo divulgar a obra de fotógrafos profissionais e amadores, residentes no Rio Grande do Sul, maiores de 18 anos, por meio de exposição a realizar-se no Café do Margs, no período de junho/2019 a maio/2020.

 

SELECIONADOS

Eliana da Silva

Fabiano Benedetti

Giordano Toldo

Jorge Rico

Maria Elisa Faccioli

Vinicius Luz Correa

Terças a domingos das 10h às 19h

Café do Margs (Praça da Alfândega, s/nº)

Entrada franca