Matinal assinantes

Rua de Porto Alegre recebe rebatizado poético em homenagem a João Gilberto Noll

Rua Fernando Machado recebe o nome do escritor de hoje até o final do Festival Rastros do Verão

Residência do escritor João Gilberto Noll (1946 – 2017) por mais de 10 anos, a Rua Cel. Fernando Machado, no Centro Histórico de Porto Alegre, passará a ter um outro nome a partir de hoje até o dia 15 de fevereiro. Pelo menos de forma simbólica. Em homenagem ao escritor, a via será rebatizada de Rua João Gilberto Noll, num gesto para marcar a segunda edição do Festival Rastros do Verão que, desde o ano passado, celebra o legado do escritor porto-alegrense com uma extensa programação com mais de 30 atividades e mais de 50 nomes da literatura local entre os participantes.

A ocasião de rebatismo da rua ocorre nesta quarta (29/1), às 19h, em frente à Livraria Taverna (Rua Cel. Fernando Machado, 370), um dos cinco espaços que recebe a programação do evento. Uma placa indicativa, simulando as tradicionais placas de logradouros de Porto Alegre, será afixada na fachada da livraria com o texto “Rua João Gilberto Noll (1946 – 2017) Escritor, nascido em Porto Alegre, publicou 19 livros e morou por mais de dez anos na Rua Fernando Machado."

Em sua segunda edição, o Festival Literário Rastros do Verão segue com o propósito de celebrar o legado de João Gilberto Noll, dar visibilidade para escritores e escritoras que lançaram obras de ficção e poesia no ano que se encerrou e fortalecer livrarias de bairro. Haverá também uma homenagem aos 40 anos de lançamento do primeiro livro de Noll, O Cego e a Dançarina, vencedor do prêmio Jabuti de 1980. Atores, escritores e livreiros lerão contos da obra durante o festival.

Organizado por Fernando Ramos e Vitor Necchi, Rastros do Verão ocorre na entressafra de eventos literários que começa depois da Feira do Livro e se estende até o Carnaval. A programação, composta de leituras, bate-papos, autógrafos e cursos, é uma oportunidade para o público conhecer mais de perto a produção literária local publicada em 2019.