Foto: Victoria Campello/Divulgação

12

ABR

10

MAI
HORÁRIOS Quintas 15h

Arte e poesia corporal na cidade

Série de performances de Clarissa Brittes ocupa o centro de Porto Alegre durante cinco semanas

Durante cinco quintas-feiras consecutivas, a artista Clarissa Brittes ocupará o centro de Porto Alegre. Celebrando os cinco elementos essenciais, a performer criou o espetáculo Pancha – Instalações Somáticas, inspirado no conhecimento védico. A cada nova data, um elemento (mahabuta) é exposto e a posição geográfica das instalações alterada – para seguir o Vastu Shastra, o Feng Shui indiano.

Utilizando o corpo e os movimentos corporais como suporte para sua arte, a bailarina irá interagir com a plateia e expor os limites do corpo e da mente. E o primeiro elemento que busca reconectar a população à cidade é a terra. Prithivi, terra em sânscrito, rola nesta quinta-feira, dia 12 de abril, às 15h, a sudoeste do Mercado Público (ponto central), na Praça Montevideo.

A proposta de Clarissa integra ioga, dança e performance a partir de conceitos da visão holística oriental. Enquanto a ideia de corpo inclui mente e alma, a representação conjuga todas as artes em uma unidade multimidiática e a essência do trabalho performativo explora todos os sentidos. Ao se afastar do conceito aristotélico de espetáculo, a série de instalações propõe aos participantes-transeuntes uma experiência deslocada no tempo e espaço.

 

Programação:

Prithivi (Terra)

12/4, às 15h

A sudoeste do Mercado Público 

Praça Montevidéo próximo à Fonte Talavera

 

Jala (Água)

19/4, às 15h

A nordeste do Mercado Público 

Praça Parobé próximo à Júlio de Castilhos

 

Agni (Fogo)

26/4, às 15h

A sudeste do Mercado Público 

Largo Glênio Peres próximo ao Chalé da Praça XV

  

Vayu (Ar)

3/5, às 15h

A noroeste do Mercado Público

Praça Revolução Farroupilha saída do Trensurb

 

Akasha (Éter)

10/5, às 15h

No centro do Mercado Público 

Dentro e fora do Mercado Público – passando por todos os pontos anteriores

 

* Em caso de chuva, as performances são automaticamente adiadas para semana seguinte.

 

Sobre a artista:

Clarissa Brittes é especializada em Dança pela PUCRS, foi integrante do GED, Bloco da Laje e Coletivo Moebius e atualmente é pesquisadora e integrante dos Projetos de Extensão DESC – Dança, Educação Somática e Criação e PPPD – Pesquisando a Prática como Pesquisa em Dança na UFRGS.

Quintas 15h

Arredores do Mercado Público de Porto Alegre

Entrada franca