Bob Dylan com Joan Baez na Marcha pelo Trabalho e Liberdade em Washington, em 1963. Foto: Rowland Scherman/U.S. National Archives and Records Administration/Divulgação

21

JAN

22

JAN
HORÁRIOS Ter e qua às 19h

Vida e obra de Bob Dylan são tema de curso

Nos dias 21 e 22 de janeiro, o jornalista Paulo Moreira falará sobre o ícone norte-americano no Instituto Ling

A vida e a obra de Bob Dylan são tema do curso de verão ministrado pelo jornalista Paulo Moreira no Instituto Ling. Em encontros nos dias 21 e 22 de janeiro, às 19h, a atividade apresentará fatos que marcaram gerações e que levaram o artista a conquistar todos os prêmios mais importantes – incluindo Grammy, Globo de Ouro, Pulitzer, Oscar e Nobel.

Compartilhando histórias, curiosidades e discotecando uma seleção especial de grandes clássicos de Dylan, o pesquisador e radialista analisa o ícone conhecido pelo seu estilo reservado, enigmático, culto e cool, falando da infância à conversão ao cristianismo feita pelo artista em 1979, passando também pelos principais fatos da vida do cantor nos anos 80 e 90, e chegando também aos dias de hoje.

As inscrições para a atividade podem ser feitas online ou na recepção do centro cultural.

Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, iniciou a carreira na década de 1960, usando seu talento como forma de ativismo social, compondo, tocando e cantando canções que tratavam de segregação racial, direitos civis e a controversa Guerra do Vietnã. Ainda que avesso aos rótulos, Dylan criou uma imagem que seguirá gravada nas mentes de seus fãs e admiradores. Com 78 anos de idade e mais de 50 de carreira, o músico é responsável por composições importantes e que seguem entre as mais tocadas nas rádios, como Blowin’ the Wind, Mr. Tambourine Man e I Want You.

O jornalista Paulo Moreira tem 38 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais.

Ter e qua às 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)