50 Tons de Pretas. Foto: Rogério Soares/Divulgação

18

JAN

19

JAN
HORÁRIOS Sábado a partir das 18h
Domingo a partir das 17h

50 Tons de Pretas faz show de abertura do Paralelo Festival

O evento gratuito movimentará São Francisco de Paula nos dias 18 e 19 de janeiro com shows de Toquinho, Luciano Leães, Trabalhos Espaciais Manuais, MOIO, Dex Romweber, Fiero e Milongas Extremas

A banda gaúcha 50 Tons de Pretas fará a abertura do Paralelo Festival, evento gratuito que movimentará as margens do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, nos dias 18 e 19 de janeiro. O evento inicia no sábado, às 18h, e no domingo, às 17h, e será apresentado pelo ator Werner Schünemann.

A dupla é a oitava confirmada no line-up do festival que também terá shows do músico Toquinho, do pianista Luciano Leães, das bandas instrumentais gaúchas MOIO e Trabalhos Espaciais Manuais e de três nomes internacionais: o guitarrista e vocalista Dex Romweber, a banda de rock experimental argentina Fiero e o quarteto uruguaio Milongas Extremas.

O grupo formado por Dejeane Arruée (vocal e trombone) e Graziela Pires (voz), que mistura pop, samba, rock e música popular brasileira, foi eleito nas redes sociais do festival durante a última semana, recebendo mais de 1100 dos cerca de 2500 votos totais do público.

Com dois anos de existência, 50 Tons de Pretas acumula um repertório de músicas e representatividade tão diverso e impactante que parece já existir há muito mais tempo. O grupo mescla um apanhado de referências que traçam um diálogo aberto com o pop, o samba, o rock e a música popular brasileira como um todo. 

O impacto de Dejeane Arruée e Graziela Pires, protagonistas deste universo representativo, ultrapassa o próprio trabalho autoral que realizam. Além de grandes compositoras, musicistas e arranjadoras, ambas desenvolvem trabalhos como educadoras para crianças e adolescentes. O papel de educadoras reflete na maneira como conseguem trazer com naturalidade e leveza  temas sociais fortes e de reflexão. É uma música alegre, pra cima e dançante, mas estão nas letras temas que envolvem as mulheres negras, o feminismo, a diferença de classes e a esperança de uma sociedade igualitária.

 

Serviço

Paralelo Festival 2020
Dias 18 e 19 de janeiro
Lago São Bernardo – São Francisco de Paula
 
Sábado (18/1)
18h – 50 Tons de Pretas
19h20min – Moio
20h40min – Fiero
22h – Milongas Extremas
 
Domingo (19/1)
17h – Luciano Leães & The Big Chiefs
18h20min – Trabalhos Espaciais Manuais
19h40min – Dex Romweber
21h – Toquinho

Sábado a partir das 18h, Domingo a partir das 17h

Lago São Bernardo (São Francisco de Paula)

Entrada franca