Foto: ONG Doutorzinhos/Divulgação

11

JAN

19

JAN
HORÁRIOS Diversos horários

ONG Doutorzinhos realiza apresentações abertas à comunidade

Porto Alegre, Canoas e Santa Cruz do Sul receberão a primeira edição gratuita de “Posso Entrar?”, projeto destinado a voluntários de outros grupos

A iniciativa da ONG Doutorzinhos tem como objetivo incentivar a formação de grupos de voluntários que usam a linguagem do palhaço como intervenção em ambiente hospitalar ou de assistência social.

– Falaram em estudo. Como assim, estudar pra ser palhaço? Sim. Estudar. E lá fui eu, ver filmes, ler livros, história do circo e da palhaçaria, oficinas, cursos, ações, até que consegui emitir minha carteira profissional de palhaça. Pensa no orgulho! Esse encontro fez eu entender que pra ser palhaço é muito mais que usar um nariz vermelho – argumenta Ana Laura Gomes, do grupo Folia do Coração, uma das participantes do projeto Posso Entrar?.

Os grupos beneficiados com o projeto foram o Risoterapeutas, de Santa Cruz, o Voluntário é Assim, de Canoas e o Folia do Coração, de Porto Alegre. As visitas artísticas acontecerão no Hospital Ana Nery Santa Cruz, no Hospital Santa Cruz e no Lar da Fraternidade (Canoas), no Hospital da Ulbra (Canoas), no Hospital Nossa Senhora das Graças (Canoas) e no Amparo Santa Cruz (Porto Alegre).

Agora chegou a vez das apresentações cênicas abertas à comunidade. Em Porto Alegre a sessão com o Folia do Coração acontece dia 11 de janeiro, às 14h e 16h, no Jardim Botânico. Em Santa Cruz, o grupo Risoterapeutas estará no LAB Mercur, às 11h e 14h, do dia 18 de janeiro. E dia 19 de janeiro é a vez do grupo Voluntário É Assim encantar Canoas, às 14h e 16h, na Associação Atlética Banco do Brasil.

– A terapia do riso, através da arte do palhaço - com qualidade estética nas apresentações e muita responsabilidade - aliviam o peso dos hospitais, eliminam as sensações desagradáveis e tornam o local mais humanizado – explica Mauricio Bagarollo, fundador da ONG Doutorzinhos, que hoje conta com 72 doutores-palhaços, atuando em 13 hospitais de Porto Alegre.

O projeto é aprovado pelo Ministério da Cidadania e incentivado pela SAVAR, Panvel e Unimed Vale dos Sinos. Idealizado pelos Doutorzinhos, foi uma forma de compartilhar a arte do palhaço, dentro dos princípios de formação da ONG, em outras regiões.

 

Apresentações Cênicas de formação do Posso Entrar?

Porto Alegre
Local: Anfiteatro Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1427)
Data: 11/1/2020
Horários: 14h e 16h
Grupo: Folia do Coração

Santa Cruz do Sul
Local: LAB Mercur
Data: 18/1/2020
Horários: 11h e 14h
Grupo: Risoterapeutas

Canoas
Local: AABB - Associação Atlética Banco do Brasil (Rua Santa Terezinha, 860 - Nossa Sra. das Graças)
Data: 19/1/2020
Horários: 14h e 16h
Grupo: Voluntário é Assim

Diversos horários

Diversos locais

Entrada franca