Cartaz: Divulgação

13

DEZ
HORÁRIOS Sexta 19h

"Matrix" em debate no seminário O Divã e a Tela

Marco do cinema de ficção científica será tema do último encontro de 2019 do evento, nesta sexta-feira (13/12), às 19h, no Instituto APPOA. A entrada é franca

Marco do cinema de ficção científica, com impactantes e inéditos efeitos especiais, Matrix, das irmãs Lana e Lilly Wachowski, será a atração desta sexta (13/12), no último encontro de 2019 do seminário O Divã e a Tela, que este ano comemora 15 anos de atividades. A apresentação do filme e os debates que se seguem terão a participação do jornalista Roger Lerina.

A história se passa em uma sociedade distópica. Máquinas inteligentes controlam os homens e os aprisionam, induzindo-os a viver normalmente graças ao programa Matrix, que simula uma realidade virtual idêntica à real. Matrix inovou também no roteiro com questões reflexivas e filosóficas, que até hoje são temas de discussões.

Neo (Keanu Reeves), um exímio hacker, é convocado a integrar um grupo de resistentes que quer despertar a humanidade do sono cibernético. Ele é o escolhido que libertará a raça humana da escravidão, liderando a luta contra a inteligência artificial. O filme também se destaca pelas cenas de artes marciais. Antes de começar a filmar, Keanu Reeves e os demais atores treinaram por cinco meses com especialistas em kung fu; assim como leram várias obras conceituais e de ficção que serviram de suporte para o roteiro. Matrix é uma obra tão visual quanto filosófica e atrai por ambas qualidades, em muitos momentos extremamente inquietantes.

O seminário promove a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza

Sexta 19h

Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Rua Faria Santos, 258)

Entrada franca