Matinal assinantes

Virada Sustentável seleciona espetáculos e atividades

Interessados poderão inscrever iniciativas relacionadas à cultura e sustentabilidade no festival, que ocorre entre os dias 3 e 5 de abril

Nesta terça (10/12), a partir das 19h, ocorre a divulgação do Edital Socioambiental Badesul e do Edital Cultural da Virada Sustentável 2020 para seleção de espetáculos e atividades do festival Virada Sustentável, que acontece de 3 e 5 de abril em Porto Alegre. Durante o evento, na Casa de Cultura Mario Quintana, também será realizada uma sessão especial do média-metragem Dilúvio, dirigido por Gustavo Spolidoro

Realizado em diferentes cidades, o festival chega a sua quinta edição em Porto Alegre. A cada ano, são oferecidas mais de cem atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. Com o propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem propositiva, o evento transforma a Capital gaúcha e dá visibilidade a diferentes grupos e expressões artísticas. Em 2019, foram selecionadas 167 atividades de música, artes, ecogastronomia, zen e de bem estar.

Por meio dos editais, podem se inscrever diferentes iniciativas que buscam valorizar a cultura e a sustentabilidade. O objetivo é possibilitar que a comunidade construa a programação do evento em conjunto com a organização, de forma colaborativa e democrática. Podem participar grupos, artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que apresentem projetos artísticos, culturais, de bem estar, sociais e ambientais em favor da sustentabilidade. Em 2019, foram inscritos 419 projetos, o dobro dos 206 registrados em 2018.

A Virada vai se tornando um festival cada vez mais conhecido e com maior interesse dos grupos e movimentos. E nossos editais oportunizam uma participação de projetos de diferentes tipos que já existem, que são reais e atuantes na área da sustentabilidade. Assim, o evento se mostra uma grande vitrine dessas ações, que são super importantes, mas pouco conhecidas da população. Não é apenas um evento de crítica e questionamento, porque enfatiza bastante o que já vem sendo feito em favor da sustentabilidade, especialmente pela sociedade civil  avalia Vitor Ortiz, um dos coordenadores da Virada Sustentável Porto Alegre. 

As inscrições poderão ser realizadas de 10 de dezembro a 25 de janeiro pelo sitee a divulgação dos resultados está prevista para fevereiro.

Finalista do Prêmio Global Sustainable Development Goals Action Awards, da ONU, na categoria Mobilização de Indivíduos, Voluntários e Redes de Ação Coletiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 ODS da ONU, uma agenda adotada por 193 países. Nesta edição, as temáticas que norteiam a programação irão tratar de fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. Mas os projetos propostos podem abordar temas relacionados a outros ODS. Outra novidade de 2020 é que a curadoria do festival irá enfatizar e priorizar a causa negra. 

 

43 Vagas do Edital Cultural:

20 oficinas de performance artístico cultural

6 grupos multiculturais

6 espetáculos de música popular

4 espetáculos de artes cênicas locais

3 grupos de jazz

3 atividades literárias (saraus)

1 espetáculo de dança de rua

 

53 Vagas no Edital Socioambiental: 

6 oficinas/rodas de conversa sobre negritude

6 rodas de conversa

6 oficinas/rodas de conversa sobre mudanças climáticas

6 oficinas/rodas de conversa sobre bem-estar/zen

5 oficinas faça você mesmo

4 atendimentos de saúde e bem-estar

4 atendimentos zen

4 oficinas/rodas de conversa sobre economia circular

3 aulas de cozinha

2 oficinas/rodas de conversa sobre comida sustentável

2 oficinas/rodas de conversa sobre saúde e bem-estar

2 oficinas/rodas de conversa sobre moda e sustentabilidade

2 oficinas para o público infantil

1 prática zen