Foto: Nauro Junior/Divulgação

Uilson Paiva lança novo álbum

"Saber Dizer" já está disponível nas plataformas digitais

VER GALERIA

O primeiro trabalho público do músico e jornalista Uilson Paiva foi lançado nas plataformas digitais Deezer, Spotify e iTunes. Saber Dizer, álbum com 12 faixas, é o
resultado de décadas de amadurecimento de canções autorais, lapidadas sem pressa e com o objetivo de colocar na rua letras e melodias “de tempos e lugares tão diversos e longínquos, dentro e fora de mim”, como salienta o músico.

– A música sempre me acompanhou e costumo brincar que essas canções estavam até hoje presas em um ‘armário musical. Libertá-las e reuni-las em um álbum é como registrar a trilha sonora de minha própria vida. Talvez o mais natural, hoje, fosse ir lançando uma a uma, mas ao selecionar o repertório, entendi que havia um eixo de significados, algo único, em que a ordem, os diversos ritmos, importam e fazem todo o sentido – afirma o artista.

O ecletismo de ritmos – soul, pop rock, blues, milonga, samba, samba-canção – e essa travessia pelo tempo e amadurecimento pessoal dão ao álbum Saber Dizer uma atemporalidade e, ao mesmo, impõem ao ouvinte não enquadrá-lo de forma automática.

A qualidade alcançada nos arranjos é reflexo do talento da produção musical de Juninho Betim. Um dos mais respeitados guitarristas do Brasil, pilotou teclados, violões, encarregou-se da produção, arranjo e masterização de todas as músicas.

– As músicas vieram prontas, então foi muito fácil colocar uma roupagem – afirma Juninho.

Saber Dizer tem mixagem de Alexandre Rodarte, com assistência de Murilo Matheus e Valdeir Lima. Integram o time de músicos: Atila Pereira (baixo), Kadu Bento
(percussão), Leandro Pedroso (sax tenor), Renato Martins (bateria), Vandeco Telles (bateria em Flores Mortas), Peche Richards (guitarra solo), Ricardo Mello (Sampler), Angelo Rocha (sax tenor), Daniel Apollaro (trompete e trombone), Victor Tarnoski (cavaquinho), Jean Carlo Graczyk (sax soprano), Eduardo Nykiba, Jackeline Oliveira e Renata Cristina (backing vocals).

Uilson Paiva, de 48 anos, é violonista e guitarrista autodidata. Nos anos 90, integrou bandas covers de rock na região de Pelotas, São Leopoldo e Porto Alegre, em que o repertório já trazia músicas próprias. Acabou por fazer do jornalismo sua carreira profissional, tendo trabalhado em grandes veículos de imprensa, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Hoje, dedica-se profissionalmente às áreas de comunicação e sustentabilidade.