Matinal assinantes

Cena de "...E o Vento Levou". Foto: Divulgação

10

DEZ

22

DEZ
HORÁRIOS Diversos horários

O Ano de Ouro de Hollywood na Cinemateca Capitólio

A partir desta terça (10/12), a Cinemateca apresenta a mostra "1939 – O Ano de Ouro de Hollywood", com doze clássicos lançados no ano que marcou o apogeu do cinema clássico norte-americano

VER GALERIA

A partir de terça (10/12), a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1939 – O Ano de Ouro de Hollywood. A programação especial de encerramento de 2019 exibe doze clássicos lançados no ano que marcou o apogeu da era dourada do cinema clássico norte-americano, em diálogo com a exposição A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40, com curadoria de Alice Trusz, que segue em exibição na galeria da Cinemateca até o dia 20 de dezembro.

Os principais gêneros hollywoodianos – romance, comédia, musical, drama histórico, faroeste, fantasia, aventura, policial, horror – estarão presentes na tela da Cinemateca Capitólio, com grandes estrelas do cinema – Cary Grant, Vivian Leigh, Laurence Olivier, Greta Garbo, James Cagney, Rita Hayworth, Humphrey Bogart, Jean Arthur, John Wayne, Maureen O'Hara, Henry FondaJudy Garland, James Stewart, Claudette Colbert e Clark Gable.

A seleção apresenta obras eternas da história do cinema como ...E o Vento Levou e O Mágico de Oz, dirigidos por Victor Fleming, A Mulher Faz o Homem, de Frank Capra, O Morro dos Ventos Uivantes, de William Wyler e outras obras-primas célebres de nomes como Howard Hawks, Raoul Walsh e Ernst Lubitsch. A programação também inclui os três marcos lançados pelo mestre John Ford naquele ano: No Tempo das Diligências, Ao Rufar dos Tambores e A Mocidade de Lincoln.

 

Filmes 

 

...E o Vento Levou (Gone with the Wind)

Estados Unidos, 1939, 241 minutos, HD

Direção: Victor Fleming

Scarlett O'Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

 

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: William Wyler

Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven). Adaptação do romance de Emily Brontë.

 

O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame)

Estados Unidos, 1939, 116 minutos, HD

Direção: William Dieterle

No final do Século XV, o tocador de sino Quasimodo é eleito o Rei dos Bobos. A bela cigana Esmeralda não tem a necessária permissão para entrar em Paris e procura santuário em Notre Dame com o Arcebispo de Paris.

 

O Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings)

Estados Unidos, 1939, 121 minutos, HD

Direção: Howard Hawks

Em um pequeno aeroporto na América do Sul, Bonnie Lee (Jean Arthur) conhece um grupo de pilotos que se arriscam diariamente entre neblina e montanhas fazendo entregas pela região. O frio e distante líder dos aviadores, Geoff Carter (Cary Grant), chama especialmente sua atenção, mas para conquistá-lo Bonnie terá antes que afastar Judy MacPherson (Rita Hayworth) de seu caminho. Mais uma obra-prima de aviação de Howard Hawks.

 

Ninotchka

Estados Unidos, 1939, 110 minutos, HD

Direção: Ernst Lubitsch

Nina "Ninotchka" Ivanovna, uma diplomata russa pragmática, é enviada a Paris em uma missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar.

 

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: Victor Fleming

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem.

 

Heróis Esquecidos (The Roaring Twenties)

Estados Unidos, 1939, 106 minutos, HD

Direção: Raoul Walsh

Eddie Bartlett é um veterano de guerra desempregado que se torna contrabandista de bebidas, trocando as batalhas por garrafas. Enquanto cresce seu império, Eddie enfrenta ameaças externas e internas, constantes batalhas territoriais, confrontos de gangues e traições.

 

A Mulher Faz o Homem ( Mr. Smith Goes To Washington)

Estados Unidos, 1939, 129 minutos, HD

Direção: Frank Capra

Jovem interiorano e idealista é eleito para o Senado e chega à capital americana cheio de sonhos e aspirações. Mas logo ele descobrirá os verdadeiros interesses que movimentam seus colegas de congresso.

 

Ao Rufar dos Tambores (Drums Along the Mohawk)

Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD

Direção: John Ford

Jovem casal muda-se para um vale e começa a descobrir os percalços da vida a dois. Atacados continuamente por índios que estão sob o comando da tutela britânica, acabam obrigados a recomeçar seu lar em outro local. A chegada do filho, a vida coletiva com os demais refugiados, tudo é ameaçado por um novo ataque.

 

A Mocidade de Lincoln (Young Mr. Lincoln)

Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD

Direção: John Ford

Os primeiros passos do jovem Abraham Lincoln: sua formação no Direito, a perda da primeira esposa e a difícil defesa dos irmãos Matt e Adam Clay, acusados de homicídio. John Ford dirige um dos filmes maiores da sua obra, e um dos mais pessoais. Para muitos, é mesmo a sua obra prima absoluta. Eisenstein referiu-se a ele como o filme que gostaria de ter feito.

 

No Tempo das Diligências (Stagecoach)

Estados Unidos, 1939, 97 minutos, HD

Direçã: John Ford

Um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid (John Wayne).

 

O Filho de Frankenstein (Son of Frankenstein)

Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD

Direção: Rowland V. Lee

O cientista e médico Barão Wolf von Frankenstein, filho de Henry Frankenstein, acompanhado da esposa Elsa e do filho pequeno Peter, vão ao castelo da família num vilarejo remoto. Mas, ao chegar, percebe que os habitantes do local temem que ele recrie a criatura de seu pai.

 

Horários

10 a 22 de dezembro de 2019

 

Terça (10/12)

14h –  Ninotchka

16h – ...E o Vento Levou

20h – O Morro dos Ventos Uivantes

 

Quarta (11/12)

14h – Heróis Esquecidos

16h – O Mágico de Oz

18h – O Filho de Frankenstein

20h – Sessão Abraccine: Miragem + Animal Direto

 

Quinta (12/12)

14h – O Morro dos Ventos Uivantes

16h – A Cidade dos Piratas

17h30min – A Mulher Faz o Homem

20h – Diante dos Meus Olhos

 

Sexta (13/12)

14h – A Mocidade de Lincoln

16h – A Cidade dos Piratas

17h30min – Paraíso Infernal

20h – Diante dos Meus Olhos

 

Sábado (14/12)

14h – Heróis Esquecidos

16h – A Cidade dos Piratas

17h30min – O Corcunda de Notre Dame

20h – Diante dos Meus Olhos + debate com André Felix

 

Domingo (15/12)

14h – Ninotchka

16h – A Cidade dos Piratas

17h30min – A Mulher Faz o Homem

20h – Diante dos Meus Olhos

 

Terça (17/12)

14h – O Corcunda de Notre Dame

16h – A Cidade dos Piratas

17h30min – No Tempo das Diligências

20h – Diante dos Meus Olhos

 

Quarta (18/12)

14h – Ao Rufar dos Tambores

16h – Diante dos Meus Olhos

 

Quinta (19/12)

 

14h – O Corcunda do Notre Dame

16h – O Mágico de Oz  

 

Sexta (20/12)

 

14h – O Morro dos Ventos Uivantes

16h – Heróis Esquecidos

18h – O Filho de Frankenstein

20h – Projeto Raros (divulgação em breve)

 

Sábado (21/12)

14h – O Filho de Frankenstein

16h – ...E O Vento Levou

20h – Paraíso Infernal

 

Domingo (22/12)

14h – No Tempo das Diligências

16h – A Mocidade de Lincoln

18h – Ao Rufar dos Tambores

20h – Sessão especial de encerramento do ano

 

Diversos horários

Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

R$ 10