Pano Convergente. Foto: Jorge Rico/Divulgação

07

DEZ

31

JAN
HORÁRIOS Ter a dom das 10h às 19h

Jorge Rico abre exposição no Café do MARGS

A mostra "Convergente e Divergente" é baseada em pesquisa sobre o artista Hélio Oiticica e tem abertura neste sábado (7/12), às 10h

VER GALERIA

Selecionado no 1º Concurso de Fotografias AAMARGS/Café do MARGS, Jorge Rico inaugura neste sábado (7/12), às 10h, a mostra fotográfica Convergente e Divergente, no Café do MARGS.

– Panos, movimento, cor e fotografia misturam-se como decorrência de um ensaio realizado em 2017, que tinha como origem uma pesquisa sobre a obra de Hélio Oiticica, artista que na década de 1960 redefiniu a arte e sua interação com o público – explica o fotógrafo.

 O ensaio foi desenvolvido em novembro de 2017, em Porto Alegre, na Fundação Zoravia Bettiol. Realizado no Núcleo de Arte Impressa – NAI, do Instituto de Artes da UFRGS, o projeto teve como resultado a mostra Parangolés – Outras Imagens, composta por fotografias, panos e móbiles, sendo apresentada em exposições individuais em diversas cidades do Brasil. Nesse trabalho, o artista realiza um desdobramento do ensaio fotográfico com a performance da artista Amanda Charão, agora experimentando a manipulação e fragmentação das imagens, criando assim alegorias e trabalhando o lado oculto ou enigmático das mesmas.

Participando em mostras desde 2014, Jorge Rico trabalha com gravura em metal, xilogravura, desenho, pintura e fotografia, e ao mesmo tempo com outras técnicas experimentais, passando pela criação de objetos tridimensionais, fundição em metal, fotogravura e gum-oil.

A mostra permanece aberta para visitação do público até 31 de janeiro de 2020, com entrada franca.

Ter a dom das 10h às 19h

Café do Margs (Praça da Alfândega s/n - Centro Histórico)

Entrada franca