Diego Schuck Biasibetti. Foto: Cláudio Elias/Divulgação

06

DEZ
HORÁRIOS Sexta 20h

Ospa encerra Série Igrejas 2019 com concerto gratuito em Esteio

Com obras de Villa-Lobos e Bach e sob regência de Diego Shuck Biasibetti, o concerto acontece nesta sexta-feira (6/12), às 20h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria

Para cumprir o objetivo de levar música a diferentes templos religiosos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza a última apresentação da Série Igrejas 2019, em Esteio.

Nesta sexta (6/12), às 20h, os músicos contemplam um repertório especial, com obras de Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Sob a batuta de Diego Shuck Biasibetti, regente coral e violoncelista da Ospa, e solo do premiado fagotista Altair Braz Venâncio, a orquestra conta com a participação do Coral Porto Alegre. A entrada é franca.

A apresentação inicia e encerra com Oratório de Natal BWV 248, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), segmentada em duas partes. A peça foi composta com verniz sacro para ser interpretada nas festividades em alusão ao nascimento de Jesus. Com participação do Coral Porto Alegre, incorpora melodias de composições anteriores do próprio repertório, incluindo três cantatas – BWV 248, Oratório de Ascensão BWV 11 e o Oratório de Páscoa BWV 249, incluindo um tenor Evangelista como narrador.

Compreendida em um seleto grupo de peças da música de concerto, Ciranda das Sete Notas para Fagote e Orquestra de Cordas, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), explora as capacidades técnicas e sonoras do fagote, inspirada em uma viagem à Europa que o levou a conhecer esses instrumentistas. Escrita e estreada em 1933, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é dedicada à esposa Mindinha e garante uma audição suave, com a ausência dos outros instrumentos de sopro, inspirada nas composições do período barroco.

Sexta 20h

Paróquia Imaculado Coração de Maria (Rua Coração de Maria, 120 – Centro | Esteio)

Entrada franca