Livro de Walter Smetak tem lançamento em Porto Alegre

Edson Migracielo pesquisou o acervo literário inédito de Smetak e apresenta a obra nesta quinta-feira (5/12), a partir das 19h30min, no Glória Bar e Drinkeria

VER GALERIA

Nesta quinta (5/12), a partir das 19h30min, acontece o lançamento em Porto Alegre do livro O Enxerto do Takaká & Outros Textos, do violoncelista, compositor, luthier e escritor suíço-baiano Walter Smetak (1913-1984). A publicação é resultado do projeto Desengavetando Smetak, criado e desenvolvido em Salvador pelo escritor gaúcho Edson Migracielo para pesquisar o acervo literário inédito de Smetak.

O evento acontece no Glória Bar e Drinkeria e conta com a exibição do curta-metragem O alquimista do som (1976), do cineasta baiano José Walter Lima, e apresentação de poemas sonoros da artista visual gaúcha Keô Noll.

Mais conhecido pelas inovações musicais nos campos da improvisação, da microtonalidade e da criação de instrumentos, o suíço-baiano Walter Smetak legou-nos também uma vasta produção literária. Seu acervo de manuscritos compreende, ainda hoje, dezenas de obras inéditas.

Os textos que compõem o livro são transcrições dos originais, e procuram preservar a linguagem de um falante nativo do alemão que descobriu o português somente aos 24 anos de idade. O resultado é uma escrita luminosa, um efusivo motor etimológico de palavras que trazem consigo, muitas vezes, verdadeiros conceitos filosóficos. A edição conta ainda com um prefácio do compositor Tuzé de Abreu, que foi amigo e parceiro musical de Smetak, além de um posfácio de Migracielo, que procura situar as contribuições smetakianas entre alguns expoentes do pensamento ocidental.

Quinta a partir das 19h30min

Glória Bar e Drinkeria (Rua Luiz Afonso, 549)

Entrada franca