Audição Comentada com show ao vivo debate Charles Mingus

O jornalista Paulo Moreira apresenta histórias e memórias do jazzista norte-americano, com participação do músico Everson Vargas e grupo, nesta quinta-feira (5/12), às 19h30min, no Instituto Ling

Depois de homenagear nomes como Ella Fitzgerald e Thelonious Monk, o projeto Audições Comentadas de Jazz realiza a última edição deste ano destacando a obra do compositor Charles Mingus (1922-1979). O evento, que ocorre nesta quinta (5/12), às 19h30min, será comandado pelo jornalista Paulo Moreira, que trará para o público histórias, curiosidades e memórias do contabaixista norte-americano, dono de sucessos como Pithecanthropus Erectus, Goodbye Pork Pie Hat, Better Git It in Your Soul e Boogie Stop Shuffle.

O encontro também terá canja musical com Everson Vargas (baixo acústico), Luiz Henrique “New” (piano) e Ricardo Arenhaldt (bateria) interpretando ao vivo algumas das canções mais famosas da carreira de Mingus. A atividade faz parte da programação comemorativa dos cinco anos do Instituto Ling e terá entrada franca mediante retirada de senhas que serão distribuídas no dia, a partir das 18h30min, por ordem de chegada.

Nascido no Arizona, o compositor e contrabaixista, que ocasionalmente também tocava piano, ficou famoso pelo seu estilo que misturava a tradição do jazz, dos blues e do gospel com a música clássica. Com atuação nas décadas de 1950, 1960 e 1970, Charles Mingus tocou e gravou com outros grandes nomes da música instrumental como Charlie Parker, Miles Davis e Duke Ellington.

O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo, e produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Realizou cursos sobre história do jazz e do rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio.
 

Quinta 19h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

Entrada franca