Foto: Marta Farias/Divulgação

04

DEZ

29

DEZ
HORÁRIOS Seg a sab das 17h às 22h

Marta Farias exibe fotos de "Fronteiras Subterrâneas"

A artista visual inaugura a exposição nesta quarta-feira (4/12), às 19h, na Galeria Espaço André Paulo Franck, no Clube de Cultura

VER GALERIA

A artista visual Marta Farias apresenta a exposição Fronteiras Subterrâneas, na Galeria Espaço André Paulo Franck, com curadoria de Marlene Reinaldo. A mostra é composta por 12 fotografias de tampas de acesso a redes de esgoto, que foram capturadas em várias cidades do mundo. A abertura acontece nesta quarta (4/12), às 19h, com entrada franca.

Na contramão dos registros turísticos tradicionais, a artista mostra tampas de acesso a diferentes tipos de infraestrutura (esgoto, água e gás, por exemplo), de diversas cidades. Para além da estética, Marta nos brinda com um olhar poético e reflexivo sobre o que se mantêm escondido nos subterrâneos do mundo. Como portas para as entranhas dos espaços urbanos, as fronteiras subterrâneas que escondem as coisas internas, desinteressantes, e feias, mas que estão ali presentes fazendo parte do processo estruturante dessas cidades. São espaços prosaicos e comuns a todos os lugares, mas que na maioria das vezes são invisíveis. As imagens quase monocromáticas apresentam os nomes dos lugares permitindo ao espectador imaginar o que habita seu entorno. 

Marta Farias é natural de Porto Alegre, com graduação em Artes Plásticas (UFRGS) e formação em Fotografia pela Focus Escola de Fotografia, de São Paulo, e pelo Fotocine Clube Gaúcho. Com longa caminhada nas artes desde 2001, a artista participou de várias exposições coletivas e realizou outras individuais, destacando-se as mostras Espaço Interno (2008), realizada no Centro Cultural Usina do Gasômetro, e Informação Deferida (2006), exibida no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. No momento a artista vem desenvolvendo trabalhos nas áreas da fotografia e cerâmica.

A mostra permanece aberta para visitação do público até o dia 29 de dezembro, com entrada franca.

Seg a sab das 17h às 22h

Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853)

Entrada franca