Cena do filme "A Noite Americana". Foto: Divulgação

02

DEZ
HORÁRIOS Segunda 20h

Clássico de François Truffaut no Cineclube Torres

Comédia "A Noite Americana" será exibida nesta segunda-feira (2/12), às 20h, no Auditório José Antônio Picoral, com entrada franca

O Cineclube Torres exibe, nesta segunda (2/12), A Noite Americana, de François Truffaut, no Auditório J. Antônio Picoral. A entrada é gratuita.

Um diretor tenta terminar seu filme ao mesmo tempo em que observa o drama nas vidas de seus atores e atrizes: Severine, ícone em decadência, esquece as falas quando bebe, enquanto a atriz britânica Julie acaba de se recuperar de um colapso nervoso. O título do filme remonta a uma célebre técnica de filmagem de Hollywood, também denominada "day for night”, usada para simular cenas noturnas, mas gravadas à luz do dia, utilizando determinadas regulagens nas câmeras e enquadramentos específicos: o expediente era frequentemente adotado para baratear custos com equipamentos, luzes e refletores, e com as diárias das equipes.

Em 1974 o filme foi indicado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz Coadjuvante (a italiana Valentina Cortese) ao Globo de Ouro e ganhou, no mesmo ano, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A obra assinalou o termino do vínculo artístico e da amizade entre Truffaut e Jean-Luc Godard, que criticou de forma veemente o afastamento do amigo da arte engajada politicamente e a adoção de “roteiros burgueses” nas obras de Truffaut.
 

Segunda 20h

Auditório J. Antônio Picoral (Rua José Antônio Picoral, 171 | Torres)

Entrada franca