Matinal assinantes

Foto: Divulgação

22

NOV

23

NOV
HORÁRIOS Sex e sab às 21h

Quarteto do Rio (ex-Os Cariocas) no Espaço 373

O quarteto instrumental apresenta-se nos dias 22 e 23 de novembro, às 21h

VER GALERIA

O Espaço 373 recebe nos dias 22 e 23 de novembro, às 21h30min, o Quarteto Carioca. Formando por Leandro Freixo (1ª voz e piano), Fábio Luna (2ª voz, bateria e flauta), Neil Teixeira (3ª voz e baixo) e Eloi Vicente (4ª voz e violão), o Quarteto é um grupo vocal e instrumental criado em 2016 pelos ex-integrantes do tradicional Os Cariocas, que fez história no Brasil com o seu jeito marcante de harmonizar e interpretar.
 
Os ingressos podem ser adquiridos online (dia 22 ou dia 23) ou no local. 

Os Cariocas vieram na onda de grupos americanos que apostavam no efeito da harmonia de diversas vozes em diferentes tons soando simultaneamente. No Brasil, na mesma linha, surgiram grupos de vozes e instrumentos de sucesso, na década de 1930 e 1940, como O Bando dos Tangarás (com Braguinha, Noel Rosa e Almirante), Bando da Lua, Os Anjos do Inferno, Namorados da Lua e Quatro Ases e um Coringa.

O conjunto começou sua carreira na Rádio Nacional em 1946 e teve grande sucesso nos programas de auditório na era dourada do rádio, interpretando todo tipo de música com seus caprichados arranjos a quatro vozes, de baiões a toadas, de música americana ao nosso samba. Com o advento da Bossa Nova na década de 60, passou a ter uma fonte riquíssima de músicas, baseadas em belas harmonias e muito balanço, que combinaram com o seu jeito de interpretar, formando um casamento perfeito.

O grupo se manteve em atividade até 2015, sob a direção musical de Severino Filho. Em sua bem-sucedida carreira, lançou cerca de 70 discos e teve dois trabalhos destaques no Prêmio da Música Brasileira. Com a morte do maestro, em março de 2016, os demais integrantes decidiram dar continuidade ao trabalho. No entanto, a filha de Severino, a atriz Lúcia Veríssimo, não permitiu o nome Os Cariocas. E assim nasceu o Quarteto do Rio.

Sex e sab às 21h

Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 - Distrito Criativo de Porto Alegre)

R$ 120