Foto: André Furtado/Divulgação

20

NOV
HORÁRIOS Qua 19h30min

Sarau celebra o poeta Oliveira Silveira e Dia da Consciência Negra

As atividades acontecem na Sala Oliveira Silveira, da Casa de Cultura Mario Quintana, nesta quarta-feira (20/11), a partir das 19h30min, com entrada franca

A Associação Negra de Cultura (ANDC) presta homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos dez anos do falecimento do poeta Oliveira Silveira nesta quarta (20/11), a partir das 19h30min, na Sala Oliveira Silveira, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

O Sarau Palmarino terá Roda de Arte Negra, leitura dramática de Poema sobre Palmares, de Oliveira Silveira, pelo Grupo Palmarinos (Sopapo Poético), e oficina de dança afro, em um momento de integração orientado pela bailarina e professora Lu Bento, do Grupo Omodua. A entrada é gratuita.

Considerado um dos mais representativos nomes da poesia negra brasileira, Oliveira Ferreira Silveira (1941 - 2009), nasceu em Rosário do Sul e viveu a maior parte de sua vida em Porto Alegre. Formou-se em Letras pela UFRGS. Militante do Movimento Negro em Porto Alegre, foi um dos fundadores do Grupo Palmares e um dos idealizadores do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Poema sobre Palmares é um entre os diversos livros publicados por ele.

A leitura dramática do Poema sobre Palmares, obra expressiva da trajetória de Oliveira Silveira, cuja 2ª edição em audiobook, foi lançada na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, será realizada pelo Grupo Palmarinos, do Sopapo Poético, formado por Marieta Silveira, Jorge Fróes, Lilian Rocha, Kyzzy Barcelos, Vladimir Rodrigues, Fátima Farias e Sidnei Borges.

Criado em 1996, o Grupo de Expressão Afro Omodua, procura repassar a cultura do povo negro através de duas formas de expressões culturais marcantes na cultura afro: o canto e a dança. Nessa atividade, o Omodua estará representado pela professora Luciane Bento, pós-graduada em dança e consciência corporal, que irá propor aos presentes uma atividade de integração a partir da Dança Afro.

Qua 19h30min

Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca