TAG – Experiências Literárias e Leiturinha se unem para ação voluntária com crianças

Os dois maiores clubes de leitura do país promovem o Projeto Despertar, que visa levar uma experiência de literatura para crianças atendidas em instituições, escolas e hospitais

Com mais de 220 mil assinantes, os dois maiores clubes de assinaturas de livros do Brasil são agora parceiros em uma iniciativa cujo objetivo é levar a literatura para ainda mais pessoas. A TAG – Experiências Literárias, clube de assinatura de livros que surgiu em 2014, e a Leiturinha, produto da PlayKids e maior clube de assinatura de livros infantis do país, se uniram para o Projeto Despertar.

A ideia é fazer do Brasil um país mais leitor, levando uma experiência compartilhada de leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação irá acontecer em instituições de São Paulo, Curitiba, Salvador, Belém e Goiânia ao longo de novembro, envolvendo atividades que serão comandadas por mais de cem voluntários associados da TAG.

Os voluntários farão a leitura acompanhada do livro Boca da Noite juntos às crianças.

– Desde que surgiu, em 2017, o Despertar já havia realizado ações localizadas. Desta vez, através da parceria com a Leiturinha e com a ajuda dos nossos voluntários vamos levar o projeto para instituições de todas as regiões do país, incentivando este hábito transformador, criando novas redes de engajamento e formando novos leitores – afirma Gustavo Lembert, sócio-diretor da TAG.

Em 2019, o Despertar vai contar com a distribuição do livro Boca da Noite, escrito por Cristino Wapichana, ilustrado por Graça Lima e cedido pela editora ZIT, parceira da Leiturinha. Além da leitura do livro, os clubes de assinatura desenvolveram um kit com um Diário de Leituras, marcador de página, livro de atividades e um mimo especial para que a interação entre voluntários e crianças seja mais enriquecedora.

– Nosso objetivo é educar por meio da diversão. Acreditamos que esse projeto faz parte disso. Temos que olhar para as crianças como o futuro e ajudá-las na missão de transformar o mundo em um lugar melhor. Vamos usar a literatura a favor disso – afirma Guilherme Martins, CEO da PlayKids e fundador da Leiturinha.

As instituições foram indicadas pelos assinantes da TAG e após mais de 1.400 sugestões, o clube chegou a cinco finalistas. Em Curitiba, a ação irá acontecer através do Clube de Leitura Olhares na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto; em Salvador, no Grupo de Apoio a Criança com Câncer; em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no Projeto Jogo do Amanhã; em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, na Terra Livre; e em São Paulo, na instituição Pró-Saber.

– A TAG sempre acreditou no poder da leitura compartilhada como um agente de transformação social. Com o Despertar, temos o objetivo de levar a literatura a quem, talvez, não fosse chegar por outros meios, e também o de acender aquela pequena centelha da curiosidade que dá origem a leitores vorazes e cidadãos mais conscientes – completa Lembert.