Foto: Divulgação

16

NOV

30

NOV
HORÁRIOS Ter a sex das 9h às 21h
Sab dom e feriado das 12h às 21h

Exposição e oficina "O Universo dos Livros Cartoneros"

Com curadoria de Vento Norte Cartonero, a mostra conta com obras de 14 países e pode ser visitada na Fotogaleria Virgílio Calegari, na Casa de Cultura Mario Quintana

A exposição O Universo dos Livros Cartoneros, com curadoria do projeto Vento Norte Cartonero, conta com mais de 100 livros cartoneros de 40 editoras de 14 países e pode ser visitada no hall da Fotogaleria Virgílio Calegari na Casa de Cultura Mario Quintana até o dia 30 de novembro.

Neste sábado (16/11), das 15h às 17h, acontecerá a Oficina de Livros Cartoneros, na sala do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE). Serão oferecidas 20 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail ieavirs@gmail.com. A mostra é aberta ao público em geral e não tem limite de idade.

O projeto Vento Norte Cartonero foi criado em 2013 pela Maria Papelão Editora, em Santa Maria (RS), como um espaço alternativo e independente para publicar livros com capas artesanais, de autores já editados ou inéditos, na mesma linha de outras cartoneras da América Latina e cuja inspiração sempre foi Eloísa Cartonera - a primeira experiência do tipo, que se deu em 2003, em Buenos Aires.

Ao longo deste tempo foram publicados diversos livros de autores e de gêneros diversos, ao mesmo tempo em que realizaram diversas oficinas em escolas públicas, com a ideia de mostrar o processo de elaboração de um livro, e tentar desmitificá-lo como um objeto sagrado e distante.

Já a oficina assume um compromisso ético perante o quadro precário que vive a educação pública nacional. Propõe o desafio de inventar uma metodologia partindo do zero, mediante a carência de atividades criativas e lúdicas nas escolas, tanto municipais quanto estaduais. Os participantes, especialmente os adolescentes, são convidados a criar e entrar no jogo de ler textos literários, tendo como base uma seleção de poemas e contos que serve como miolo do livro a ser elaborado, escrever frases com a palavra papelão, um exercício que está incluído na dinâmica da oficina, pensar um título para o conjunto de textos e pintar as capas com total liberdade.

A exposição e a oficina integram a programação da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Ter a sex das 9h às 21h, Sab dom e feriado das 12h às 21h

Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca