Foto: Divulgação

12

NOV

13

NOV
HORÁRIOS Ter 14h
Qua 19h30min

Crítico literário Silviano Santiago em Porto Alegre

Nos dias 12 e 13 de novembro, o intelectual e escritor participa de eventos no Centro Cultural Erico Verissimo e na PUCRS

Nos dias 12 e 13 de novembro, o intelectual e escritor Silviano Santiago estará em Porto Alegre participando do evento Jornadas Anfíbias, realizado em sua homenagem. Na programação estão um ciclo de debates na Feira do Livro e um bate-papo na PUCRS, ambos com entrada franca e abertos ao público. O crítico também lançará duas obras: Uma literatura nos trópicos e 35 ensaios de Silviano Santiago.

O primeiro encontro será nesta terça (12/11), às 14h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo. Três debates, reunindo intelectuais, professores, escritoras e escritores, oferecem releituras da obra de Santiago ou se inspiram em sua trajetória para pensar a literatura e a crítica. A programação terá a participação de Rita Terezinha Schimdt, Luiz Antonio de Assis Brasil, Natalia Polesso, Amílcar Bettega, Jeferson Tenório, Julia Dantas, Ronald Augusto, Lélia Almeida, Tobias Carvalho e Atena Beauvoir.

Na quarta (13/11), às 19h30min, Santiago será recebido no Teatro da PUCRS (Prédio 40) pelo professor e crítico Italo Moriconi (organizador do livro 35 ensaios de Silviano Santiago) e pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani (editor da nova edição ampliada de Uma literatura nos trópicos). Na mesa intitulada Ora (direis!) puxar conversa, Moriconi e Carpegiani discutem com Silviano os títulos em lançamento e também sua trajetória na literatura, crítica e cultura. Após o bate-papo, Silviano autografa seus dois livros que estarão à venda no local.

Desde o início dos anos 1970, o professor, crítico e escritor Silviano Santiago vem construindo uma trajetória única na cultura brasileira. Seja produzindo uma crítica e um pensamento teórico que influenciam desde então a academia e a crítica, seja escrevendo obras literárias sempre experimentando com gêneros e formas, Silviano chega em 2019 como um dos principais nomes da cultura nacional.

Ter 14h, Qua 19h30min

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Avenida Ipiranga, 6681)

Entrada franca