Foto: Divulgação

11

NOV
HORÁRIOS Seg 19h30min

Obra de Mikhail Bulgákov é tema de bate-papo literário

Na segunda-feira (11/11), às 19h30min, o Instituto Ling debate "O Mestre e Margarida", com participação do jornalista Milton Ribeiro

Em sua última edição do ano, o projeto Clube de Leitura promove mais um encontro dedicado à leitura e à discussão de obras de referência da literatura mundial. Nesta segunda (11/11), às 19h30min, o jornalista, escritor e crítico literário Milton Ribeiro apresentará detalhes do romance O Mestre e Margarida, escrito pelo russo Mikhail Bulgákov, o mais famoso dramaturgo dos anos pós-revolução.

Os ingressos para a atividade podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural. A leitura prévia do romance é recomendada, mas não obrigatória, já que o intuito da atividade é debater sobre o autor e as nuances da sua narrativa em uma atividade descontraída.

A narrativa de Bulgákov fala sobre a chegada de Satanás em plena Moscou comunista dos anos 1930, em uma tarde de primavera, quando o Diabo e seu séquito decidem visitar a cidade e encontram artistas, intelectuais e todo o tipo de pessoas tentando viver em pleno regime autoritário. O livro vai além de seus aspectos fantásticos e satíricos, pois também conta uma belíssima história de amor entre um homem que luta para prosseguir com sua arte e uma mulher que o ampara.

Mikhail Afanásievitch Bulgákov (1891-1940) escreveu O Mestre e Margarida entre 1929 e 1940, em Moscou. Ele foi o mais famoso dramaturgo dos anos pós-revolução e o mais censurado também. Por não ter cedido às facilidades que o regime de Stalin proporcionava aos escritores do realismo socialista, suas peças, folhetins e romances foram censurados, e seu nome passou a ser impronunciável entre os artistas soviéticos.
 
Milton Ribeiro é jornalista, escritor e crítico literário. Também é analista de sistemas e professor de matemática voluntário na periferia de Porto Alegre. Participou do desenvolvimento de vários sites de notícias e desde 2003 escreve para veículos da internet e editoras. Mantém o blog Milton Ribeiro.

Seg 19h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)