Foto: Stephany Lopez/Divulgação

09

NOV
HORÁRIOS Sab 20h

Cia. Cerne recupera a memória do líder da Revolta da Chibata em espetáculo

Neste sábado (9/11), às 20h, a Cia estreia "Turmalina 18 – 50" em Encruzilhada do Sul, cidade natal de João Cândido Felisberto, na Praça Santa Bárbara, com entrada franca

VER GALERIA

Neste sábado (9/11), às 20h, a Cia. Cerne estreia Turmalina 18 – 50 em Encruzilhada do Sul (RS), cidade natal de João Cândido Felisberto (1880 – 1969), o principal líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910 e resultou no fim dos castigos corporais na Marinha de Guerra. O projeto marca o cinquentenário da morte dele, resgata a sua memória e ainda destaca o tempo em que Almirante Negro, como era conhecido, viveu em São João de Meriti (RJ). A apresentação acontece na Praça Santa Bárbara, onde existe uma estátua de João Cândido, com entrada franca.

Turmalina foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e durante o processo de criação contou com mesas de debates sobre a temática. Tendo como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto – Rua Turmalina, lote 18 Quadra 50 – o espetáculo refaz os caminhos percorridos pelo líder como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória.

Sua relação com as águas é tratada de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca, os portos e também São João Batista, santidade católica que instituiu o batismo pelas águas e que margeia a vida dele, nascido no dia consagrado ao santo e residente a maior parte de sua vida em uma cidade cujo nome é em homenagem ao padroeiro: São João do Miriti, no Rio de Janeiro.

Morto em 1969, apenas em 2008 teve anistia concedida pelo governo brasileiro, mesmo ano em que se inaugurou uma estátua em sua homenagem na Praça XV, na capital carioca. De acordo com a Companhia, o feito não foi aprovado pela Marinha, que exigiu que a homenagem não ficasse em frente da Escola Naval, situada ali perto. Desta forma, celebrar sua história é também ação de reparação histórica consigo e com o próprio país.

Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 13 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação.

 

Serviço

Turmalina 18 – 50
De Cia. Cerne
Dia 9 de novembro, às 20h
Praça Santa Barbara, s/n, Encruzilhada do Sul (RS)

Sab 20h

Praça Santa Bárbara, s/nº | Encruzilhada do Sol

Entrada franca