"Misa Criolla" e "Navidad Nuestra", de Ariel Ramírez, na Igreja Universitária Cristo Mestre

O concerto acontece nesta quinta-feira (7/11), às 20h, com participação do Coral da PUCRS, dirigido pelo maestro Marcio Buzatto, com entrada franca

Nesta quinta (7/11), acontece na PUCRS o concerto Un Rayo de Luz – Misa Criolla e Navidad Nuestra, de Ariel Ramírez, com participação do Coral da PUCRS, dirigido pelo maestro Marcio Buzatto, e músicos convidados. O evento integra as comemorações dos 71 anos da universidade e ocorre na Igreja Universitária Cristo Mestre, às 20h, com entrada gratuita.

Nesse concerto especial, a arte de Ariel Ramírez, Félix Luna e Atahualpa Yupanqui são reunidas em uma noite dedicada à alma, à poesia e à sonoridade dos ritmos latinos. No concerto Misa Criolla e Navidad Nuestra, o Coral da PUCRS se une com músicos gaúchos, uruguaios e argentinos para apresentar a pluralidade da obra desses três grandes mestres.

Entre os convidados, estão Olinda Allessandrini (piano), Lucas Araújo (violão), Carlittos Magallanes (bandoneon), Carlos Perez (percussão), Beto Chedid (charango), Demétrio Xavier (Violão, voz solo e declamador) e participação especial do cantor Daniel Torres.

Ariel Ramírez e Félix Luna compuseram a cantata de Natal Navidad Nuestra na mesma época da Misa Criolla, em 1964. Enquanto a Misa Criolla teve uma longa preparação, Ramírez e Luna escreveram rapidamente Navidad Nuestra. A base foi colocada por Ramírez e Luna em uma noite de colaboração intensa.

Na Misa Criolla, ritmos e instrumentos argentinos são usados com um texto em língua espanhola, em que cada parte é interpretada com ritmos diferentes que correspondem a regiões da Argentina. Em meio a execução dessas duas grandes obras, versos de poemas de Atahualpa Yupanqui e Félix Luna são declamados por Demétrio Xavier.

Quinta 20h

Igreja Universitária Cristo Mestre (Campus PUCRS – Avenida Ipiranga, 6681)

Entrada franca