Grupo Vozes do Porteira apresenta primeiro musical de teatro

"Vozes de um Legado" estreia neste sábado (9/11), no CTG Porteira Velha, em Novo Hamburgo, com entrada franca

VER GALERIA

Vozes de um Legado, o novo espetáculo do Grupo Vozes do Porteira, estreia neste sábado (9/11), às 19h30min, no CTG Porteira Velha, em Novo Hamburgo, com entrada franca.

O espetáculo é a primeira montagem no formato de um musical de teatro, com o canto coral, a música instrumental, a interpretação cênica e a dança interligados por um roteiro que unifica todas as manifestações artísticas até hoje trabalhadas no grupo.

– Somos um grupo folclórico ligado às tradições gaúchas e sentimos que era hora de mostrar mais do que números individuais. Sempre contamos um pouco da história do Rio Grande do Sul em nossas apresentações, mas não era algo planejado. Agora temos um espetáculo que vai mostrar a identidade gaúcha de maneira estruturada, com personagens contando essa história – diz Anilton Squena, roteirista, coreógrafo e diretor geral do musical.

O fio condutor é o personagem Matias, veterano que relembra sua vida ainda na infância, passando pela juventude, idade adulta e maturidade. As tradições e brincadeiras do passado, o trabalho campeiro, a vida em família, tudo isso é traduzido no palco através de canções clássicas, coreografias especiais, canto coral e cenografia.

– São aspectos da cultura gaúcha retratados através dos personagens e daquilo que temos de mais expressivo, que é a música e a dança do Rio Grande do Sul. É uma montagem em que os gaúchos poderão enxergar a si próprios, e quem é de fora do estado vai entender um pouco melhor sobre a nossa identidade – afirma Anilton.

No repertório, canções conhecidas, como Veterano, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e Homens de Preto, intercaladas com danças tradicionais (chula e dança dos facões) e coreografias criadas pelo próprio grupo. Referências a diversas regiões do estado e também à cultura latina irão aparecer ao longo do espetáculo.

– É um amadurecimento para o nosso grupo, sem deixar de lado nossa forte ligação com a tradição gaúcha. E representa também mais um objetivo alcançado dentro da nossa Missão, que é levar a todos os rincões a alegria e a emoção do canto e dança, trazendo a música como oração universal da união e convivência de paz entre os povos – destaca Alícia Port Endres, coordenadora do Grupo Vozes do Porteira.

Sab 19h30min

CTG Porteira Velha (Rua Independência, 43 – Bairro Primavera | Novo Hamburgo)

Entrada franca