Instituto Zoravia Bettiol realiza evento e exposição no Centro Histórico

“Acolhendo a Vizinhança” vai rolar neste sábado (9/11), das 14h às 18h, na Casa dos Leões, antigo imóvel da Rua dos Andradas e futura sede da instituição

VER GALERIA

Com os objetivos de promover sua integração com os moradores do Centro Histórico, difundir e registrar a memória e o patrimônio cultural, valorizando a arte, a arquitetura e a sociabilidade, o Instituto Zoravia Bettiol realiza o evento Acolhendo a Vizinhança e a exposição fotográfica Casa dos Leões – Uma Etnografia Visual, neste sábado (9/11), das 14h às 18h.

O local das atividades, situado na Rua dos Andradas, é a Casa dos Leões, antigo imóvel que foi cedido pela Prefeitura de Porto Alegre para tornar-se a futura sede do Instituto, que leva o nome de uma das mais relevantes artistas brasileiras. Aos 83 anos, Zoravia Bettiol segue em constante atividade, sempre em defesa da arte, da cultura e das causas ambientais e sociais.

A exposição de fotografias apresentará imagens da casa e seu interior, que foram captadas neste ano por integrantes do Navisual. O tapume à frente da Casa dos Leões, o pátio e uma sala interna serão os espaços para a exposição das imagens impressas em cartazes, lambe-lambes e papel fotográfico.

O evento será um convite para que os vizinhos da casa e a comunidade em geral conheçam as ações do Instituto e também possam compartilhar vivências relacionadas ao próprio imóvel e seu entorno. Todos os relatos de pessoas interessadas em conceder depoimentos serão registrados em vídeo para inserção em um documentário etnográfico que está sendo produzido, em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS  (Navisual/PPGAS)

Estarão à venda produtos artísticos, como as gravuras de Zoravia Bettiol, em impressão fine art, das séries Criaturas Voadoras e Brasil 2016, e os adesivos de parede, da série O Universo Fantástico de Alice. Catálogos de exposições, DVDs e cartazes do filme Zoravia completam a relação de itens.

A renda obtida será destinada ao Instituto para custear parte dos serviços de melhorias do pátio interno da Casa dos Leões e a pintura de um muro para projeção de filmes, tornando o local um ponto de encontro com a comunidade e de oficinas de inclusão social com crianças e adolescentes.

Sábado das 14h às 18h

Casa dos Leões (Rua dos Andradas, 507)

Entrada franca